Ultra Popular faz parceria com prefeitura de Ilhéus e recupera prédio histórico

A inauguração uma nova loja da rede Ultra Popular em Ilhéus, na segunda-feira (5), marcou um importante passo para a proteção do patrimônio histórico cultural. A loja foi toda instalada no prédio da antiga Casa Brasil, localizada na Rua Marquês de Paranaguá. Além do valor cultural, a farmácia gera 15 novos empregos e fortalece o desenvolvimento econômico do município.

“A escolha do local se deve ao fato de ser um ponto estratégico no centro da cidade, no calçadão. Depois ficamos cientes de que o edifício era inventariado, ele está dentro da poligonal da lei de proteção do patrimônio histórico e cultural da cidade. Assim sendo, precisávamos nos mobilizar para ajustar o projeto à legislação local. Com a aprovação, entramos em contato com a Farmarcas – administradora da rede – para ver como poderíamos adaptar o projeto da fachada da loja com as leis da cidade referente a isso”, conta a arquiteta responsável pela restauração Rafaela Velanes.

O resultado da recuperação da antiga Casa Brasil é o modelo da parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e a iniciativa privada que norteará todo o trabalho de tombamento histórico na cidade. O projeto foi preparado de modo que contemplasse as necessidades de todos, da prefeitura, da Secretaria de Cultura, da Farmarcas e dos donos da loja.

“A ação atende à lei 2.312, de agosto de 1989, que define a proteção patrimonial de todo perímetro do Centro Histórico de Ilhéus. Outros projetos estão em discussão. Estamos avançando nessa proposta, pois Ilhéus merece”, declara o coordenador de Patrimônio da Secult, Airton de Carvalho Santos Júnior.

“Atingimos nosso objetivo, que era espaço ficar bonito e valorizado, considerando o edifício como um elemento único. Para isso elaborei um projeto que contemplasse algumas necessidades da marca Ultra Popular e ao mesmo tempo seguissem as regras necessárias junto à prefeitura da cidade. Pintamos a fachada com a cor indicada da marca e restauramos a fachada do imóvel, recuperando ao modelo original. O que valorizou o prédio e, consequentemente, a loja e o centro da cidade”, finaliza Velanes.

Apesar da inauguração recente da loja da Ultra Popular, o resultado positivo para a marca na região já é sentido. Com uma grande valorização do trabalho que vem sendo realizado pela rede e uma grande aceitação da população.