Trade marketing avança nas lojas da Febrafar por meio de novo aplicativo

O trade marketing é uma estratégia comercial que vem proporcionando cada vez mais resultados positivos para as lojas. Assim, diante o impacto dessa estratégia e atrelado à missão de melhorar a vida das pessoas, a Febrafar implementou um novo aplicativo que unifica todas as informações do projeto de trade.

“A plataforma tem uma visão 360º, em que redes, lojas e indústrias acompanham em tempo real as campanhas lançadas”, explica Sara Luiza Amaral, coordenadora de GC e Trade da Febrafar.

O trade marketing proporciona a otimização dos espaços de pontos extras e incrementa o faturamento das lojas associadas à Federação que estão trilhando uma trajetória de sucesso no autosserviço das lojas. O projeto teve início em 2017, com o Gerenciamento de Categorias nos Medicamentos Isentos de Prescrição (GC-MIP).

“Com o ponto natural padronizado, analisamos o cenário de pontos extras nas farmácias associadas às redes da Febrafar e identificamos oportunidades de otimizar os espaços como, por exemplo, as pontas de gôndolas e balcões das lojas. Com o lançamento do trade as lojas têm a possibilidade de serem mais competitivas no mercado”, explica a diretora comercial da Febrafar, Karen Corridoni.

Sara Amaral complementa que a ferramenta beneficia a todos os envolvidos no projeto:

  • As redes têm visibilidade de como está o engajamento das suas lojas nas ações vigentes, com as fotos aprovadas, e acompanham a disponibilidade dos espaços negociados de cada PDV.
  • Para as lojas o acesso é exclusivo via aplicativo, desta forma, elas têm todas as informações do trade como extrato financeiro, planograma (como a loja deverá executar a ação), campanhas disponíveis e muito mais de forma intuitiva e na palma da mão.
  • Indústrias, por sua vez, acompanham as fotos das ações executadas pelas lojas e acompanham o acordo comercial cadastrado a medida em a verba é repassada para as farmácias que tem as ações aprovadas pela Febrafar.

Para acompanhar e potencializar os resultados, a Febrafar possui uma estrutura de suporte interno que está voltada para auxiliar as lojas e sanar dúvidas sobre o sistema ou atender sugestões.

“O aplicativo é uma ferramenta nova e, apesar de ser intuitivo, é natural que as lojas tenham dúvidas sobre as funcionalidades incialmente. Por isso, utilizamos canais de comunicação rápidos, como contato telefônico ativo com as lojas e WhatsApp, assim ficamos mais próximos dos proprietários e eles ficam por dentro das campanhas disponíveis e dos prazos para participações”, conta Mykahely Rodrigues, assistente de trade da Febrafar.

Para que a plataforma cumpra sempre o seu papel e seja efetiva, os feedbacks das lojas e redes são acompanhados para analisar como a ferramenta tem atendido os envolvidos no projeto. E os resultados se apresentam muito positivos.

“O aplicativo facilitou a vida, está muito mais fácil de acompanhar as ações, consigo visualizar o planograma, palavra-chave e ver o período das campanhas. Como eu sou a responsável do trade de várias lojas, isso auxilia muito o meu dia a dia”, explica Sheila Montefusco, representante da Farmavip, rede associada a Febrafar.

Com o sucesso atual do Trade Febrafar e o aumento nas campanhas disponibilizadas é certo que o aplicativo possibilita que as lojas tenham diferenciais no mercado e obtenham resultados ainda mais expressivos.