- 2 de setembro de 2013
- Posted by: Assessoria Imprensa
- Category: Mercado, Noticias
Da Redação
A despeito de sofrer com gargalos em sua regulamentação, o setor de suplementação alimentar movimenta cerca de R$ 1 bilhão por ano no mercado brasileiro, levado pelo aumento na renda do brasileiro, da prática de atividades físicas, da busca incessante pelo corpo perfeito ou para ter mais qualidade de vida.
Dentro desse filão, a nutrição esportiva é um dos que mais crescem. Pesquisa da consultoria Euromonitor, de 2010, mostra o Brasil como o segundo maior mercado da América Latina (México, em primeiro), com vendas que atingiram US$ 138 milhões, alta de 27% sobre 2009. No mundo, o país dividia com a Alemanha 3% das vendas mundiais (o maior mercado são os Estados Unidos), que atingiram US$ 5 bilhões há três anos, segundo a Euromonitor.
A secretária-executiva da Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), Karina Kwasnicka, diz que o mercado brasileiro é relativamente novo e há muito o que crescer. “O brasileiro é ávido por estética, muito mais até do que por performance (em atividade física). O aumento do conhecimento das pessoas aumentou a procura por esses produtos”, diz.
A falta de regulamentação brasileira para alguns insumos importados, o contrabando, o dólar alto e a compra pela internet de produtos no mercado americano são apontados como pontos sensíveis. Ainda assim, empresas que antes existiam somente aos atletas de alta performance e que foram levadas a incrementar seu portfólio por conta das mudanças nos hábitos da população, comemoram os resultados.
Engana-se quem aposta que alimento de atleta tem de ser só proteína em pó, creatina, bebidas esportivas, clara de ovo e barrinhas de proteína. Também há disponível no mercado produtos como panquecas, cup cakes, barrinhas e waffles para aqueles que querem ter o corpo sarado sem perder o prazer de comer. Mas, nem tudo é industrializado no mercado da suplementação. A descoberta pela ciência do poder milagroso de sementes como chia, quinua, linhaça e amaranto disparou o crescimento do setor de alimentação natural.
A maior parte das vendas do mercado de suplementação alimentar se concentra nas chamadas Healthfood shops, que representam 92% do total. As demais são distribuídas entre farmácias e drogarias (4,2%) e internet (3,7%), segundo a Euromonitor. As academias de ginástica também recebem parte das vendas.
Esta e outras reportagens foram publicadas na íntegra no suplemento especial Pequenas e Médias Empresas, encartado na edição impressa do jornal Valor Econômico do último dia 30 de agosto, e também estão disponíveis para assinantes no site www.valoreconomico.com.br
Fonte: Valor Econômico
Wonderful, what a webpage it is! This web
site gives helpful information to us, keep it up.
Simply want to say your articlee is as astonishing.
Thhe clearness in your post is simply spectacular
and i can assume you’re an expert on this subject. Well with your permission lett me to grab your feed
to keep updated with forthcoming post. Thanhks a million and please keep
up the enjoyable work.
Remarkable things here. I’m very satisfied to see
your post. Thank you a lot and I am looking ahead
to contact you. Will you kindly drop me a mail?
I visited several web pagbes except the audio quality for audio
songs existing at tgis web page is in fact wonderful.
Thanks for finally writing about >Suplementação
alimentar movimenta cerca dee R$ 1 bi ao ano no Brasil – Febrafar
<Liked it!
This article provides clear idea for the new people off blogging,
that genuinely how to do running a blog.
Yourr style is unique iin comparison to other people I’ve read stuff from.
Many thanks for posting when you hafe the opportunity, Guess
I’ll just book mark this site.
I couldn’t refrain from commenting. Exceptionally welkl written!
I think this is among the most important info for me. And
i am glad readin your article. But want to remark on some general things, The web
site style is perfect, the arfticles is really
great : D. Good job, cheers
Great info. Lucky me I found yor website by accident (stumbleupon).
I have bookmarked it for later!