StyloFarma tem importante mudança e passa a ser Grupo Stylo

A Rede StyloFarma, associada da Febrafar, realizou uma conquista importante recentemente, construindo uma parceria técnica-operacional com a rede de Farmácias Trajano, visando a troca de experiências de gestão, compartilhando as melhores práticas de seu modelo de negócio. A parceria representa a entrada da rede no mercado do Paraná, através do fornecimento de conteúdo técnico para gestão eficaz de farmácias.

Outra importante alteração causada por essa mudança é que a empresa também passa por um reposicionamento de sua marca, passando a ser chamada agora de Grupo Stylo. Para entender essa alteração e os projetos futuros, o sócio e diretor da Grupo, Stefan Henrique Passold, explicou os principais pontos relacionados a este novo momento:

Qual o propósito do Grupo Stylo?

O Grupo Stylo constitui uma novidade muito promissora ao desenvolvimento de todo o mercado farmacêutico nacional. Foi criado para oferecer know-how aos seus clientes, por meio do desenvolvimento empresarial e humano tão essencial ao crescimento de qualquer empreendimento desse segmento.

Como surgiu a ideia para criar e estruturar o grupo Stylo?

A transformação da Rede StyloFarma nesse novo modelo de negócio foi até curiosa de tão espontânea e natural. Tudo começou pela oportunidade de compartilhar experiências vencedoras de gestão com uma rede de farmácias próprias, já conhecida no Paraná pela sua forte origem familiar: a Farmácias Trajano.

Mas como um Rede que, aparentemente, seria concorrente da Rede StyloFarma se torna a razão principal de um novo modelo de negócio?

Acontece que ao mesmo passo em que a Rede StyloFarma desejava expandir para o estado do Paraná, a Farmácia Trajano desejava iniciar um processo de evolução da sua gestão familiar para uma administração mais técnica e profissional. O encontro foi inevitável, já que os gestores da Farmácias Trajano enxergaram os benefícios mútuos da parceria, reforçando ambas as marcas.

Como pode os planos e projetos das duas redes terem se conciliado tão espontaneamente?

Houve muita sintonia. Foi questão de tempo, boas reuniões e envolventes conversas para que o alinhamento de alguns pontos culminasse num desfecho excelente para o mercado farmacêutico nacional.

O que a Rede Trajano ganha de tão especial para ter decidido por essa parceria?

Tudo foi pensado para a realidade e os objetivos da Rede de Farmácias Trajano. Nosso alinhamento pautou que a Farmácia Trajano teria toda a consultoria da Rede StyloFarma de forma diferenciada ao mercado fármaco.

 

Mas nesse contexto já existia a ideia de formar o Grupo Stylo?

A princípio, não! Mas o fato mais surpreendente de toda essa história ainda estava por vir. Após a StyloFarma ter iniciado a parceria com a marca Trajano, inclusive com a aplicação de processos já utilizados na administração da própria Rede StyloFarma, outras redes de farmácias começaram a se interessar nesse tipo de parceria. Esse interesse natural das outras farmácias foi a base para criação do Grupo Stylo.

De onde veio essa percepção de que ali estava um novo modelo de negócio?

Veio do nosso conhecimento de negócios, administração, marketing e do próprio mercado. Naquele momento, identificamos uma necessidade de mercado: a busca pelo crescimento certo e seguro. Por isso, o grupo Stylo tem como principal propósito a prestação de serviços de consultoria e “cogestão” para redes de farmácias independentes em todo o Brasil.

Quais os diferenciais para uma rede de farmácias que queira se associar ao Grupo Stylo tem ao se tornar parte do Grupo?

Um dos grandes diferenciais que atraem novas redes para o grupo são as soluções objetivas, pautadas pela busca constante da inovação e rápida transformação de empresas e marcas do varejo farmacêutico. Isso envolve um processo que parte da implementação de sistemas de gestão, além de treinamentos operacionais, técnicos e estratégicos de equipes, até a utilização da experiência e força do Grupo Stylo na execução de ideias inovadoras.

E as vantagens são efetivas?

Claro! Além da força para a execução de ideias inovadoras, há também um fortalecimento considerável das estratégias de negócio, que trazem mais capacidade de compra, venda e seleção de produtos perante os fornecedores.

Se todas crescem juntas, não existe o risco de uma invadir o espaço, categoria ou estratégia da outra?

É aí que está nosso grande segredo. Outro diferencial do Grupo Stylo é seu compromisso ético de ordenar o crescimento de suas redes de forma bem distribuída e equilibrada. Essa competência tem base no respeito a uma política de zoneamento, que garante a expansão de cada rede, sem que elas concorram entre si. Por essa razão, as farmácias que já eram licenciadas da Rede StyloFarma não se sentem ameaçadas mercadologicamente pela expansão das farmácias do Grupo Trajano, por exemplo.

Isso, de certa forma, não bloqueia o crescimento de determinada rede do grupo em algum aspecto?

De forma alguma! Essa inteligência tem atraído ainda mais redes e farmácias porque gera segurança e certeza de que as redes e farmácias do Grupo Stylo fortalecem uma à outra de maneira que nunca conflitam ou disputam uma mesma região ou área de abrangência no mercado. O crescimento de uma rede associada ao Grupo ou farmácia licenciada a qualquer uma dessas redes é estrategicamente estruturada para que seja harmônico, viável e positivo tanto para o Grupo como para a própria farmácia ou rede.

Afinal, hoje, quais são as empresas que formam o Grupo Stylo?

Atualmente, fazem parte do Grupo Stylo e Rede de Farmácias StyloFarma, os cartões StyloCARD e a linha de suplementos polivitamínicos StyloVitam e a parceria de cogestão das Farmácias Trajano.

Com tantas empresas bem-sucedidas, há projetos, espaço ou direção para crescer cada vez mais?

Com produtos e serviços já consolidados, os resultados vão além do esperado e as projeções apontam para uma expansão rápida e gradual. Quanto mais redes entram em contato para se integrarem ao Grupo, mais oportunidades de negócio surgem em diferentes regiões do Brasil. Não se trata apenas de crescer, mas de crescer de muitas formas, em diferentes regiões.

O que esperar diante de um horizonte tão vasto a se desbravar?

O Grupo Stylo tem expectativas que até já considera atendidas: a profissionalização e expansão do mercado das farmácias independentes e a construção de uma marca forte, que começa a transmitir sua essência transformadora para perpetuar um legado de grandes proporções. Nesse sentido, estamos apenas começando.

Pensando no legado, qual a principal contribuição do Grupo Stylo para o mercado nacional de farmácias?

Por meio do Grupo Stylo, muitas redes próprias veem a possibilidade de avançar rumo a conquista de novas praças e mercados, sempre com respeito à política de zoneamento dos atuais licenciados. Da mesma forma, todo o mercado farmacêutico nacional vê o fomento a esses empreendedores se converter em grandes oportunidades para o sua própria maturidade e desenvolvimento.