17 de março de 2018

SP Farma Metropolitana inicia projeto em São Paulo

Acreditando no potencial das regiões metropolitanas como as de maior potencial para o seu modelo inovador de farmácias, a SP Farma Metropolitana S/A inaugura sua primeira loja na capital paulista na quinta-feira (15). O objetivo da rede é abrir até o fim do ano mais de 20 pontos em variados endereços, em um investimento que atingirá R$22.000.000,00.

Conheça as redes associadas à Febrafar
Veja mais notícias do mercado

“A companhia vai focar seus negócios nas regiões metropolitanas do país e decidimos iniciar por São Paulo devido à sua importância e pelo fato de termos identificado um alto potencial para o nosso modelo de negócio. Operamos com farmácias completas, mas com grande apelo de preços baixos. Isso é possível devido ao nosso rigor na eficiência, produtividade e na gestão de custos” explica a diretora administrativa da rede, Pollyanna Tamascia.

A primeira loja será no bairro Capão Redondo (na Rua Comendador Sant’anna, 979) e logo na sequência será aberta outra na região central. O objetivo é oferecer ao consumidor paulistano uma experiência que já deu certo no interior do Estado.

A SP Farma seguirá o modelo de gestão da Rede Super Popular, que atua na região de Campinas, desde 2012, e vem obtendo um crescimento constante e expressivo. Para se ter ideia, o faturamento em 2017 cresceu 53,09% e comparação com 2016 e o mercado brasileiro neste mesmo período cresceu 12,5%, segundo dados da consultoria IQVIA que audita o setor.

Preço baixo e gestão

Comercialmente, as farmácias utilizarão a marca Super Popular®, que possui uma política de descontos agressiva, com foco principal em vender barato todo um mix de medicamentos e itens de higiene e beleza. Além disso, toda a ambientação e comunicação das lojas foi pensada para facilitar as compras dos clientes.

Os medicamentos isentos de prescrição (MIP’s) são expostos por segmento de categorias e possuem sinalização indicativa com cores que facilitam a localização das marcas preferidas pelos consumidores e uma grande área de produtos em oferta ocupa posição de destaque no centro das lojas e são expostos em cestões.

Farmácia de modelo popular

A rede Super Popular é pioneira na implantação do modelo de negócios de maior relevância no varejo farmacêutico brasileiro. As farmácias de apelo popular possuem uma estratégia bem definida de oferecer aos consumidores produtos pelo menor preço sem que isso provoque nenhum comprometimento quanto a qualidade do atendimento ou dos produtos oferecidos. O modelo se caracteriza pelo atendimento expresso, redução na oferta de serviços complementares e foco na gestão de custos.

A nova empresa contará com o apoio administrativo da Farmarcas, empresa especializada na gestão de agrupamentos farmacêuticos vinculados à Febrafar – Federação Nacional das Redes Associativistas e Independentes de Farmarcas, entidade que reúne mais de 10.000 farmácias e responde por 12% das vendas do varejo de medicamentos no Brasil.

“Muitos empresários pelo país tentam copiar nosso modelo mas restringem-se a pintar a farmácia de vermelho e grafar o termo ‘Popular’ na fachada, desprezando a adoção de uma estratégia consistente ou o zelo pela qualidade das lojas. Nossas farmácias possuem montagem de altíssimo padrão e são completas, pois oferecem tudo o que os consumidores estão habituados a encontrar nas farmácias das redes mais conhecidas, porém com preços muito menores” completa Pollyanna Tamascia.

Compartilhar via: