18 de junho de 2018

Reunião de Gestores Comerciais Febrafar debate caminhos e melhores práticas

A Reunião de Gestores Comerciais Febrafar, realizada no dia 14 de junho, em São Paulo, atingiu seus resultados, realizando um amplo debate sobre caminhos que as redes podem tomar para melhorias de suas relações comerciais.

Realizado no Hotel Makoud Plaza em São Paulo, o evento teve início com a apresentação do evento pelo diretor geral da entidade, José Abud Neto, seguido pela diretora comercial Karen Corridoni, que fez um overview do evento passado, mostrando que muitas das ideias apresentadas já estão sendo postas em prática.

Logo na sequência, o diretor comercial Ney Santos apresentou sobre o Sistema de Cadastro, reforçando a importância desses dados, pois fornecem as informações estratégicas para tomadas de decisão, dando base para o crescimento das redes.

Na sequência apresentou o Novo SIC, que possui algumas características como nova interface, distribuidores integrados, provedores integrados, ambiente web, importação e combos de produtos.

Por fim, Ney Santos falou sobre o Acode XML. “Hoje esse sistema é essencial para todas as lojas que desejam entrar no projeto de compras centralizadas. Por mais que a implantação possa parecer trabalhosa, dá grande resultado. Por isso é preciso querer para ter, pois as vantagens são muitas”.

Extranet e folheto eletrônico

Ainda no período da manhã, Karen Corridoni falou sobre melhorias na comunicação da Febrafar, sendo que todos os dados de promoções e divulgações, bem como confirmação de eventos, serão feitos por meio de acesso à extranet.

Também falaram os representantes da Farmarcas, Brenno Souza e Nicole Pascuet, que apresentaram o modelo de tabloide eletrônico desenvolvido pela Farmarcas. O modelo é um sistema de execução de folhetos de ofertas online, para drogarias associadas, que foi desenvolvido recentemente, possibilitando que as lojas façam seus pedidos, escolham e precifiquem produtos, e também selecionem a quantidade de encartes que desejam imprimir.

Montagem de manual

reunião de gestores comerciaisFinalizadas as apresentações teve início um dos pontos mais importantes do evento, uma dinâmica para avaliação e busca de definição para Boas Práticas na Gestão Comercial da Rede. O material foi pensando em grupos pelos gestores comerciais, que apresentaram ideias que serão copiladas para gerar um manual para ser usados futuramente.

Para isso foram montados grupos temáticos com perguntas a serem respondidas, foram elas:

Planejamento e Estrutura

  • Estrutura de pessoas no departamento comercial, qual seria o modelo ideal de cargos e funções?
  • É importante um planejamento estratégico do departamento comercial? De que forma deveria ser feito?

Planejamento e Estrutura

  • Estrutura de pessoas no departamento comercial, qual seria o modelo ideal de cargos e funções?
  • É importante um planejamento estratégico do departamento comercial? De que forma deveria ser feito?

Parcerias

  • Cite, no mínimo, 3 atributos que os laboratórios parceiros mais relevantes possuem?
  • Cite, no mínimo, 3 atributos que os distribuidores parceiros mais relevantes possuem?

Campanhas e Condições Comerciais

  • Qual deveria ser o modelo de campanha ideal? Deveria ser sempre atrelada à verba de trade?
  • Como avaliar se uma condição comercial é boa ou ruim? Quais métodos de avaliação são utilizados?
  • É viável fechar campanha com comprometimento de volume? Se sim, como essa campanha é mensurada?
  • É viável enviar grade para os associados (cesta de produtos)? Se sim, como essa campanha é mensurada?
  • Como disponibilizar e mensurar as OLs?
  • Como definir quais produtos entrar no tabloide?

Comunicação com laboratórios e distribuidores

  • Como deveria ser feita? Como divulgar pré e pós as ações? Quais as principais ferramentas utilizadas?
  • Como deveria ser feito o atendimento presencial?
  • Existe priorização no atendimento? Se sim, como deveria ser feita essa priorização?

Comunicação com associados

  • Como divulgar as ações comerciais e seus resultados?
  • Como são recebidos e tratados os problemas dos associados?
  • Como gerar engajamento no associado e obter os melhores resultados?

Desafios

  • Quais são os maiores desafios e dificuldades do departamento comercial? Separe em dificuldades internas e externas. Como ultrapassar esses desafios? Qual deveria ser a estratégia adotada?

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