Rede de Farmácias recebe selo do GPTW

Um bom ambiente de trabalho é essencial para a produtividade de qualquer empresa. De acordo com pesquisa da companhia de RH Robert Half, 40% dos profissionais brasileiros se sentem desmotivados em seus empregos – 20% alegam que o grande problema é o clima organizacional, que não inclui itens como qualidade de vida e possibilidade de desenvolvimento.

Além disso, segundo um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, um profissional feliz é 31% mais produtivo e três vezes mais criativo. Isso sem contar que, se o funcionário trabalhar com vendas, será 37% mais eficaz se estiver em sintonia com os valores da empresa. 

No Brasil, um dos prêmios que visa aferir a qualidade de vida dentro de uma companhia é o Great Place To Work (em português, Melhores Empresas para se trabalhar). Também chamado de GPTW, o selo visa comprovar a maturidade da cultura de determinada organização.

A Vida Farmácias, rede Associativistas de Farmácias, foi uma das companhias que recebeu o prêmio recentemente. O GPTW, além de demonstrar a qualidade do ambiente de trabalho, garante maior segurança para os colaboradores.

“Fomos convidados a implementar o questionário GPTW por meio da Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias), à qual a Rede Vida Farmácias é associada – explica o presidente Marcelo Pereira. – A Febrafar conquistou o selo GPTW nos últimos dois anos. Nós, como Vida Farmácias e associados à entidade, implementamos o questionário GPTW. Assim, conseguimos avaliar como é o nosso espaço de trabalho e como nossos colaboradores se sentem.”

O GPTW foi conquistado após uma pesquisa com todos os colaboradores da empresa. Nela, foram julgadas condições de trabalho, ferramentas e benefícios oferecidos. Também foram tratadas outras questões, como respeito, orgulho, imparcialidade, credibilidade e camaradagem. A partir desse questionário, foi possível avaliar como é a experiência dos funcionários na Rede Vida Farmácias. 

O título tem validade de 12 meses. Com o selo, a Vida Farmácias busca entregar cada vez mais e melhorar as condições de trabalho e respeito aos seus colaboradores e ser capaz de participar de rankings elegíveis na GPTW. Além disso, ganha reconhecimento tanto em relação à experiência do colaborador, quanto na questão da relevância da marca no âmbito estadual, nacional e até internacional.

“Com esse certificado, recebemos destaque no quesito estadual e nacional. Mais do que isso, conseguimos ter uma avaliação do nosso sistema interno. Podemos mensurar internamente nossos métodos de trabalho e o quanto o ambiente é propício para os funcionários desenvolverem suas atividades com excelência” explica Marcelo Pereira.

De acordo com o presidente da Vida Farmácias, a conquista do selo GPTW reforça o lema da companhia: “entender você é o que importa”. A Rede é formada, administrativamente, por diretores e colaboradores que atendem os mais de 210 associados. 

“O mais importante é saber que estamos entregando ao nosso colaborador uma condição digna com muito respeito e carinho, trabalhando em uma empresa que busca a evolução constante do ser humano. Buscamos que nossos funcionários tenham um bom ambiente de trabalho e que transmita isso para os associados e para a comunidade” finaliza Marcelo Pereira.

Fonte: Matéria publicada no GZH Economia.