Projetos arrojados são destaques do Febrafar Day

O Febrafar Day – o ano da aceleração – aconteceu no último dia 16 de fevereiro apresentando ao mercado os resultados e planejamentos da Febrafar para o ano de 2022. A mensagem final do evento é que a entidade projeta um grande crescimento nesse período, como ocorreu nos últimos anos.

O evento começou com o Presidente, Edison Tamascia, sendo entrevistado pela jornalista Elisa Veeck. Ele mostrou como funciona o modelo associativista, que proporciona o crescimento das farmácias a partir da união em busca de soluções conjuntas. Também foi tema da conversa a travessia da pandemia e o momento do mercado

“Importante dizer que o ano de 2021 foi bom para nosso grupo, mas vem sendo desde 2010, sempre crescendo 50% acima do mercado. Para 2022 as perspectivas são muito positivas em relação a crescimento e prosperidade, temos muitas novidades, ferramentas e novas funcionalidades para serem lançadas. Não tenho nenhuma dúvida que continuaremos a crescer acima do mercado”, analisou Edison Tamascia.

Dados do mercado

Na sequência Cesar Bentim, Diretor de Relações Institucionais da IQVIA, maior provedora de dados de saúde do mundo, apresentou uma análise do mercado e perspectivas para o futuro. No cenário macroeconômico o especialista apontou que algumas atividades dos setores da economia ainda encontram dificuldade, mas que o setor farmacêutico vem se destacando com crescimento maior que os demais setores.

Segundo os dados apresentando a demanda de todos os produtos vendidos nas farmácias brasileiras totalizou 6,9 bilhões de unidades e R$ 152,2 bilhões de faturamento no último ano. “O setor farmacêutico vem se mostrando resiliente, mas estratégias são necessárias para se disputar em um mercado cada vez mais competitivo”, explicou Bentim.

Assim, as estratégias corretas da Febrafar se comprovam em números, sendo que o faturamento do mercado cresceu 10,8% no último ano e a Febrafar cresceu 15,9%, atingindo o faturamento de R$19,6 bilhões em 2021. Em relação ao market share as farmácias das redes da Febrafar já representam 12,9% de todo mercado.

Retrospectivas e desafios

Na sequência o Diretor Geral da Febrafar José Abud Neto fez uma retrospectiva do ano e os desafios da Febrafar para 2022, a fim de atingir os objetivos estratégicos até 2025, que são:

  • Acelerar a digitalização 360º da Febrafar;
  • Tornar-se cada vez mais relevante e importante para indústrias, distribuidoras e prestadores de serviço.
  • Manter a Febrafar relevante e reconhecida por redes e lojas.
  • Criar alianças com provedores e gestores de planos de saúde
  • Manter o selo GPTW.

Na sequência Neto apresentou importantes dados, dos quais se destacam:

  • A Febrafar conta com 60 redes associadas;
  • São mais de 12,5 mil farmácias;
  • Está presente nos 26 estados brasileiros e no DF, mais especificamente em 3.135 cidades – número que mostram que é o grupo com maior capilaridade no Brasil;
  • Conta com 140 sócios honorários, nossos parceiros;
  • Cresce mais do que qualquer outro player e a grande contribuição para esse crescimento não advém do incremento de novas lojas, mas sim do crescimento e volume de vendas nas mesmas.

O Diretor Geral também falou das soluções desenvolvidas em 2022, com destaque para o lançamento do e-delivery, um novo ecossistema que chegou para revolucionar a forma de vender online e administrar as entregas das farmácias das redes associadas.

Gente, gestão e compliance

André Costa, Diretor Administrativo da Febrafar, falou da importância da missão de sua área, que é criar uma estrutura segura de suporte para todas demais diretorias, proporcionando um ambiente adequado e inovador para suportar o crescimento.

“O principal foco em relação a área de Gente e Gestão para o próximo ano será na construção de um trabalho embrionário, porém árduo, de um estudo aprofundado das trilhas de desenvolvimento técnico e comportamental para cada função. Nosso negócio é algo singular no mercado, e buscar profissionais preparados tecnicamente e que já entendam do nosso negócio é um grande desafio”, explicou André Costa.

Outro ponto destacado em relação a diretoria Administração é o Compliance. Sendo que a empresa tem atualmente um código de conduta e mais de 10 políticas definidas e lançadas para toda a organização.

Neste ano será lançado o projeto dos multiplicadores do Compliance. São por volta de 15 colaboradores que se candidatarão para essa função, e bimestralmente serão capacitados a multiplicar o conhecimento de um determinado tema ou Política, a um grupo aproximado de 25 pessoas. Por fim foi explanado sobre a transformação Digital da área.

Pesquisa do IFEPEC

Para falar das ações do IFEPEC – Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada, o evento contou com a apresentação do Consultor Valdomiro Rodrigues, que destacou que, dentre as inúmeras pesquisas realizados, duas foram fundamentais para nortear as estratégias de expansão e de crescimento da comunidade Febrafar. São elas:

  • Pesquisa do Mercado Sênior
  • Pesquisa com 4.000 consumidores de farmácias

A pesquisa do mercado sênior, foi considerada como fundamental para levantar os pré-requisitos para a criação e desenvolvimento das categorias de produtos “Vida Saudável” da Febrafar.

Já a pesquisa anual com 4.000 consumidores, tem como objetivo principal, conhecer os hábitos, os costumes e o comportamento do consumidor após a realização da compra na farmácia.

Tecnologia para o crescimento

Para falar dos caminhos para a digitalização o Diretor de Inovação e Tecnologia, Ney Henrique Santos, falou dos produtos que foram criados e que evoluíram, para crescimento das redes e farmácias, sendo diferenciais competitivos.

“Nossa evolução está alinhada com o objetivo estratégico da Febrafar de acelerar a digitalização 360°”, explicou Ney Santos, que destacou em sua apresentação a plataforma Órion, onde todas as soluções se conectam, é nesse grande portal que são passadas as informações que ajudam as lojas a se qualificarem, seja com dados de mercado, ofertas, PBMs, lançamentos ou treinamentos.

Outro ponto de destaque para 2022 dentro da tecnologia é o lançamento de novas funcionalidades no PEC, programa de fidelização dos clientes da Febrafar, destacando as “Estratégias Regionais” e “Estratégias Locais”, que permitiram as redes e lojas fecharem parcerias com empresas regionais (uso das redes) ou locais (uso das lojas).

Porém, a principal novidade da área para 2022 é o e-Delivery, um aplicativo que sincronizado com o estoque das lojas e com a estratégia de preços do PEC proporciona aos clientes das farmácias uma experiência totalmente digital, fluída e autônoma, da escolha do produto ao pagamento da compra, onde o cliente percorre esse caminho de forma independente e poderá acompanhar sua entrega em tempo real pelo próprio aplicativo.

Nova diretoria e novos desafios

Para falar dos principais desafios deste ano na Diretoria de Comunicação e Operações, Eduardo Guena Camargo, novo diretor da Febrafar, fez uma apresentação primeiramente mostrando a importância do departamento de Capacitação. Sendo que em 2022 teremos em média cerca 30 treinamentos por mês. Também serão apresentadas trilhas de conhecimento – cursos desenvolvidos pela Febrafar e em conjunto com os parceiros comerciais.

Já em relação ao departamento de Cuidado ao Associado, foram apresentadas as ações para ampliar a utilização das ferramentas, aferindo a qualidade do atendimento e diminuir o tempo de resposta, trazendo mais agilidade e assertividade nas entregas, o que potencializa os resultados.

No departamento de Marketing e Eventos foram apresentando os desafios para 2022, com um calendário de 31 eventos, nos formatos presencial e on-line. Tendo a volta de tradicionais eventos presenciais, como o Jantar Anual no Espaço das Américas, o Encontro Febrafar 1 e 2, a Conferência de Líderes, o Mestre Cuca, entre outros.

Planejamento Comercial 2022

Para finalizar o evento, a Diretora Comercial Karen Corridoni falou de seu planejamento para 2022, começando com as ações para o Sell-In das lojas, como é o caso do Compra Centralizada. “Esse projeto tem dado muito certo, está crescendo e vai crescer ainda mais em 2022 porque conseguimos otimizar muitos processos através da digitalização. Com melhorias do SIC, nosso Sistema de Compras e do MCC, nosso Monitor de Condições Comerciais”, explicou Karen Corridoni.

Outra ação que deu certo e agora vem mais forte é o Conecta PDV Febrafar, evento em parceria com as redes com foco nas lojas, uma verdadeira feira de negócios virtual. Em 2022 o objetivo é ter um evento maior, com oportunidade para mais parceiros participarem.

Já em relação às ferramentas de sell- out, ou seja, para fazer as nossas lojas venderem mais, para fidelizar o cliente, a diretora falou do Gerenciamento de Categoria (GC), que começou em 2017, com a vinda da pandemia o modelo da ação mudou para a forma remota e agora foi lançada uma trilha de treinamentos virtuais no Orion. Nessa trilha tanto as redes quanto as lojas conseguem saber e entender todo o processo de virada, ou seja, a melhor forma de disponibilizar esses produtos no autosserviço da loja.

Ainda em relação a GC também terá o GC de Dermo, em parceria com as indústrias L’Oréal, Cimed, Nivea, Hypera, Galderma, J&J, Dahuer, Theraskin, Pierre Fabre e Megalabs, e o GC da Categoria Infantil.

A Diretora Comercial também falou do Trade. “É comum entrar nas farmácias e ver uma ponta de gôndola super bem localizada cheia de produtos que não geram compra por impulso ou que tem um ticket médio muito baixo. Ponta que poderia ser trabalhada de outra forma, podendo gerar ganhos de venda para a loja. É exatamente isso que estamos fazendo desde 2020 e que vamos expandir em 2022”, explicou.

Por último, foram apresentadas as novidades sobre o PBM. “Em 2022 vamos expandir nossas ações de PBM, acompanhar os números, a evolução no faturamento e entender as oportunidades de negócio. Vamos criar também uma trilha de treinamentos para as lojas entenderem como funciona o PBM, qual o processo de adesão e as vantagens de se trabalhar com esses programas. Com certeza vamos evoluir ainda mais”, finalizou Karen Corridoni.

A íntegra do Febrafar Day está disponível para quem quiser acompanhar no canal do Youtube da entidade.