Programas de fidelidade em ascensão – entenda a importância

Programas de Fidelidade de clientes fazem parte de uma realidade crescente para empresas brasileiras. Hoje se observa a aplicação dessa estratégia não só nas grandes empresas, mas também em médias e pequena. Além disso, se observa que ferramentas e ações relacionadas ao tema que estão cada vez mais sofisticadas e personalizadas aos clientes, com resultados cada vez mais visíveis.

Exemplos são os dados divulgados ela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), com os indicadores do mercado referentes ao primeiro semestre de 2019, que apontam um aumento de 12,7% no faturamento das empresas associadas à entidade em comparação ao mesmo período do ano anterior, chegando aos R$ 3,7 bilhões.

Outro dado pertinente é que, ao fim do primeiro semestre, o número de cadastros em programas de fidelidade em todo o Brasil alcançou 132 milhões, um crescimento de 9,4% na comparação ao ano de 2018.

“A quantidade de cadastros é apenas um dos indicadores do desenvolvimento desse mercado. Estamos assistindo uma evolução grande com a chegada dos programas a novos mercados, com o aumento de empresas interessadas em serem parceiras, investimentos em tecnologias que melhoram processos de emissão e de resgate de pontos/milhas, assim como a análise de dados que torna os programas mais eficientes e relevantes”, explica o presidente da entidade, Roberto Chade.

Sucesso nas farmácias

Os programas de fidelidade também estão em alta nas farmácias, como aponta a Pesquisa de Comportamento do Cliente na Farmácia 2019, realizada pelo IFEPEC (Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa) em parceria com o NEIT – Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia, do Instituto de Economia da Unicamp, entrevistou 4 mil clientes na porta de farmácias.

Segundos os dados, a representatividade de programa de fidelidade é crescente e nota-se que grande parte da população já aderiu a algum desses programas. Fato é que, dos entrevistados, apenas 15,35% afirmaram não participar de nenhum programa. Os outros 84,66% dos entrevistados disseram participar.

“O programa de fidelização é de grande aceitação pelo público das farmácias, isso principalmente pelo fato de apresentar reais benefícios para os clientes na hora da compra de produtos”, explica o diretor operacional da Febrafar, Ney Arruda.

Febrafar busca inovação

Com a percepção da importância dessas ações para fidelização dos clientes a Febrafar desenvolveu o PEC (Programa de Estratégias Competitivas), Programa de Fidelidade disponível para adesão de todas as redes de farmácias afiliadas à Febrafar, que tem o objetivo oferecer uma política de preços competitiva, profissional e inteligente por meio da concessão individualizada dos descontos, levando em consideração as características específicas de cada medicamento.

O Programa já se consolidou como um dos maiores do país. No ano de 2019, o PEC movimentou R$ 3,6 bilhões, um aumento de 23,41% em relação ao ano interior, além de contar atualmente com mais de 23 milhões de CPFs cadastrados, sendo que foram cerca de 5,6 milhões de novos cadastros apenas em 2019.

Mesmo com o sucesso do programa, as atualizações continuam como foco do PEC, que no início de 2020 dá mais um salto de qualidade. “Passamos a oferecer às nossas farmácias a possibilidade de impressão de cupons de descontos com ofertas exclusivas aos clientes. Esse será um importante diferencial competitivo”, explica Ney Arruda.

Os cupons dão uma real percepção de exclusividade aos clientes que aderem, pois personaliza e dá maior visibilidade aos descontos proporcionados por meio de um cupom impresso, que entende o padrão de compra do consumidor.

Com isso fica mais claro para todos os benefícios de participar do programa oferecido pela Febrafar. O cliente sabe que tem um serviço exclusivo e com preços realmente diferenciados. A loja realmente fideliza e tem crescimento nas vendas e as redes que aderiram oferecem realmente diferenciais aos associados.

Contudo, outras novidades já estão sendo projetadas pela equipe do PEC, pois, com tamanha importância desses programas, para se destacar é fundamental realmente agregar valor a quem participa.