Programa de fidelidade da Febrafar bate recorde de vendas em julho

No mês de julho o PEC (Programa de Estratégias Competitivas) da Febrafar, um dos maiores programas de fidelidade de clientes do país, obteve o seu recorde de vendas mensais, movimentando no período R$316.426.461, 39.

Essa foi a primeira vez que a movimentação ultrapassou a casa dos R$300 milhões em um mês, comprovando a abrangência e os resultados desse sistema, que é utilizado por grande parte das redes associadas à Febrafar e que atualmente conta com quase 20 milhões de CPFs cadastrados em todo o país. Outro recorde é que foi a primeira vez que o PEC atingiu a marca de 5 milhões de transações mensais.

Segundo o diretor operacional da Febrafar, Ney Santos, “além da qualidade do programa, os resultados são frutos da busca pela profissionalização de nossas lojas, que aplicam com ele uma estratégia de descontos inteligente e que gera fidelização”.

A ideia é complementada pela visão do diretor geral José Abud Neto, que analisa também o crescimento na busca do público. “É interessante ver a procura dos clientes em se cadastrar no programa, isso comprova que eles enxergam os benefícios. Isso também é resultado da ação das redes, que aplicam estratégias que geram valor ao programa de fidelidade, como as campanhas de sorteio de prêmios exclusivas para os clientes fidelidade”.

Para que a adesão das lojas se intensificasse, a quantidade e qualidade dos treinamentos teve papel fundamental. Como exemplo, somente neste ano, de janeiro a julho, foram realizados 52 treinamentos do PEC, com 2.215 participantes e mais de 54 horas de conteúdo. Outro ponto foi a confiança no sistema, que funciona de forma estável e garante disponibilidade 24 horas por dia e sete dias por semana, atendendo as quatro mil lojas participantes.

“Para que chegássemos a esse nível de qualificação técnica foi fundamental a parceria da Febrafar com a empresa de tecnologia Linx”, avalia Ney Santos. “Nesse sentido, esse ano fizemos várias mudanças estruturantes no sistema, como exemplo: estratégia de descontos e alteração da tecnologia no banco de dados, que reduziu em 50% o tempo de resposta nas autenticações das vendas”, complementa.

O que é o PEC?

O PEC faz parte do Programa de Fidelidade disponível para adesão de todas as redes de farmácias afiliadas à Febrafar, tendo por objetivo oferecer uma política de preços competitiva, profissional e inteligente por meio da concessão individualizada dos descontos, levando em consideração as características específicas de cada medicamento.

Resumidamente, o programa veio suprir uma demanda dos clientes que fazer negócio com estabelecimentos que ofereçam serviços agregados, estabelecendo um relacionamento de longo prazo com o varejo, de forma que suas necessidades individuais possam ser atendidas não somente hoje, mas também no futuro. Assim, o PEC é um robusto sistema de CRM com milhões de clientes cadastrados em todo Brasil, o que permite a execução de inúmeras ações de relacionamento e gestão da fidelidade.

Vários modelos de relacionamento podem ser adotados para estreitar o contato com o consumidor, porém cada estabelecimento busca formas distintas de criar e manter vínculo permanente com ele, muitas vezes utilizando como mecanismo uma recompensa por sua fidelidade. “Em reconhecimento à preferência por nossa farmácia, através do PEC, damos ao cliente a oportunidade de obter descontos na aquisição de qualquer tipo de medicamento”, afirma Abud Neto.

Cartão fidelidade

Descontos especiais, preços competitivos e benefícios exclusivos são os principais atributos do cartão fidelidade. Ao utilizá-lo, o consumidor terá a sensação de que naquela farmácia os medicamentos são mais baratos do que em outras da região. Mas, como o PEC beneficia o cliente? Sempre que ele utilizar o cartão fidelidade em uma farmácia integrada a uma rede associada à Febrafar.

Esteticamente semelhante aos cartões praticados no mercado, o cartão fidelidade permite ao usuário receber descontos em todos os medicamentos comercializados na loja – iniciativa que certamente o estimulará a economizar a cada compra e, com isso, a comprar cada vez mais. Após conhecer as vantagens proporcionadas pelo cartão, ele estará ciente de que aquela loja lhe proporciona economia e bem-estar.

Por sua vez, além de facilitar os processos internos e agilizar a operação de vendas, o cartão fidelidade permite à loja ter acesso a todos os dados do titular. Por meio de um sistema, a farmácia passa a conhecer os hábitos do cliente e a saber, por exemplo, a data em que ele costuma adquirir seus medicamentos, o volume que consome e quanto gasta a cada compra.

Ações coordenadas – embasadas em números concretos, com estratégias bem definidas e avaliação constante de resultados – auxiliam a farmácia na realização de campanhas específicas, promoções e inúmeras ações que aumentem a frequência do cliente ao estabelecimento e maximizem sua rentabilidade. “Sem dúvida, com o cartão fidelidade, a farmácia consegue traçar o perfil dos clientes, reforçar sua marca, otimizar os resultados e sair na frente da concorrência, tornando-se cada vez mais forte no mercado”, finaliza Ney Santos.