PIX Farma – Uma nova rede com grande experiência

PIX Farma
PIX Farma iniciou suas atividades oficialmente em 01 de setembro de 2016, depois de dezoito meses de formatação do negócio juntamente com o Sebrae do Paraná

Publicado em 17/11/2016

A Rede PIX Farma é uma das mais recentes afiliadas à Febrafar, podendo ser também considerada a mais nova entre as 53 associadas. Contudo, esse fato não significa que não possua grande know-how, uma vez que foi criada por profissionais de alto gabarito, que saíram de outras redes de sucesso.

Exemplo é o atual presidente da PIX Farma, Robert Kock, que possui uma longa história no mercado farma associado à outra rede de sucesso, da qual foi um dos fundadores e participando da diretoria por longo período de tempo. Kock também foi vice-presidente da Febrafar entre 2006 e 2015.

Veja a seguir entrevista com o presidente da Rede PIX:

  1. Como nasceu a PIX Farma? Detalhe o tamanho atual e a representatividade no mercado farma?

A PIX Farma iniciou suas atividades oficialmente em 01 de setembro de 2016, depois de dezoito meses de formatação do negócio juntamente com o Sebrae do Paraná, que nos auxiliou na formalização da nossa empresa e também no desenvolvimento e estruturação dos departamentos, que entendemos serem indispensáveis. Buscamos também apoio de grandes especialistas de mercado para o desenvolvimento do nosso logo e todos os demais materiais que compõem o mix de marketing e fechamos parceria com uma empresa especializada do setor de farmácias – a Farmarcas –, resultando em um logo moderno.

Atualmente, contamos com 13 lojas, que foram as que iniciaram o projeto, e estamos no Paraná, nas cidades de Curitiba, Campina Grande do Sul, Pinhais e São José dos Pinhais, e em Santa Catarina, nas cidades de Mafra e Itaiópolis.

  1. Quais os diferenciais dos trabalhos que são desenvolvidos por vocês junto às farmácias associadas?

Estamos trabalhando fortemente em treinamento, pois entendemos que o atendimento pode ser um diferencial, desde que esteja aliado a uma estratégia de preços competitivos e com mix adequado para as lojas. Começamos a operação da PIX Farma com cartão fidelidade, implantado em todas as lojas, porque temos a convicção de que essa ferramenta, além de trazer o benefício que o cliente quer e espera, é também uma poderosa maneira para fidelizar o consumidor.

  1. Como é o momento pelo qual as farmácias associadas a sua rede estão passando?

Como a PIX Farma iniciou suas atividades em setembro e a mudança que vivenciamos ocorreu em um curtíssimo espaço de tempo – passando pela identidade visual, desde layout externo e interno, renovação de mobiliário, até mesmo uniformes, e também uma alteração de postura nas lojas –, tudo vem sendo muito positivo e a expectativa que foi criada com a mudança de se trabalhar com uma nova marca já está se concretizando em nossas lojas. Estamos todos felizes e satisfeitos.

  1. Como conheceram a Febrafar e quais as expectativas ao se associarem à rede?

Conhecemos a Febrafar desde 2004, quando participávamos de outra associação. Sabemos das importantes ferramentas que a federação disponibiliza, a fim de tornar as farmácias competitivas.

  1. Quais as ferramentas de gestão apresentadas que acredita poder proporcionar um diferencial na gestão dessas farmácias?

Estamos utilizando Acode, Confear, SIC e Sigpharma. Como estaremos trabalhando a gestão nas lojas, entendemos que o PAI poderá nos auxiliar bastante também nesse processo.

  1. Qual a importância do associativismo para você e quais os motivos que levam uma farmácia a buscar esse modelo? E em relação aos resultados?

O associativismo faz com que pequenas e médias empresas possam competir com as grandes corporações, pois o objetivo de uma associação é justamente oferecer diferenciais para que as farmácias possam prosperar por meio do uso de ferramentas de marketing e administrativas, estratégia de preço e parcerias comerciais. O resultado é um aumento nas vendas e na participação de mercado. Nos dias de hoje, uma farmácia que não está ligada a uma associação tem muita dificuldade de oferecer benefícios aos seus clientes.

  1. Quais são as projeções traçadas por sua rede para o futuro?

Estamos iniciando a prospecção de novas lojas e o nosso objetivo é chegarmos em 100 lojas até o final de 2018. Sabemos que é uma meta audaciosa, mas trabalharemos para atingir esse número.

  1. Quais as estratégias para atingir esses objetivos?

Realizaremos um evento no início de 2017 em que estaremos apresentando a PIX Farma para farmácias interessadas e mostrando os benefícios de aderir a nossa marca. Além disso, estamos montando nosso departamento de expansão. E isso tudo é só o começo!

Com informações da Assessoria de Comunicação da Febrafar



1 comentário

  • I don’t know whether it’s just me or if everyone else encountering issues with your
    website. It seems like some of the text within your content are running off the screen. Can somebody els please comment and let me know if this
    is happening to them as well? This could be a problem with my browser becaause I’ve had this happen before.
    Thanks

Deixe uma resposta