PBM – o que é e como a Febrafar facilita o acesso?

O PBM (Programa de Benefício em Medicamentos) é hoje um grande diferencial estratégico para a fidelização dos consumidores nas farmácias associadas à Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar).

Para potencializar os resultados referentes a esse tema, a Febrafar possui uma solução especialmente pensada para  nos consumidores. As redes associadas e farmácias que se utilizam do Orion, tem uma área especial de PBM:  https://orionfebrafar.com.br/pbms/medicamentos/public?areaAberta=true).

Esse sistema reúne as principais ferramentas relativa ao tema em um único lugar.

Consulta de PBM

Existe na ferramenta uma área que é aberta a todos que querem obter informações sobre os programas. Não é preciso nenhum cadastro para acesso.

O objetivo dessa estratégia é dar melhor visibilidade aos PBMs e garantir uma melhor experiência a todos que participam desse processo.

“Ao disponibilizar esse acesso simplificado aos programas de PBM se potencializa a utilização desse benefício junto aos consumidores, que consequentemente ficam mais satisfeitos com o processo de compra, aumentando as chances de que ele se torne um cliente fidelizado”, explica Karen Corridoni, diretora comercial da Febrafar.

Área logada

Contudo, para as redes associadas à Febrafar e suas farmácias existe um atrativo a mais nesta ferramenta de PBM, com uma área que pode ser logada por meio de login e senha onde estão uma série de atrativos com a nova sistemática, dentre os quais se destacam:

  • Sistema de consulta rápida de itens que fazem parte de PBM e suas regras de desconto;
  • Dá visibilidade aos programas disponíveis para adesão, seus benefícios e regras de como aderir;
  • Sinalização de quais lojas estão cadastradas ou não no programa;
  • Atalho para cadastro do paciente no programa.

Objetivo desta área

“Nosso maior objetivo é melhorar a jornada do cliente na loja. Para isso, após a solicitação do medicamento, recomendamos que a loja consulte o ORION. Assim, ela verifica se o produto possui algum desconto de laboratório e se a loja está habilitada no PBM”, explica Meire Ellen Aquino, da área comercial da Febrafar.

Ela complementa que, depois desse passo o balconista pode oferecer o desconto ao cliente e verificar se ele já possui cadastro no programa. Caso não tenha, se deve utilizar o próprio ORION como atalho para acessar o site do laboratório e realizar o cadastro.

Feito esse processo, na próxima compra o cliente já estará habilitado no programa. Sendo necessário apenas que a loja gere a autorização no sistema do provedor como processo padrão. Proporcionando um caminho para digitalizar ainda mais as lojas das redes.

O que é PBM?

PBM é um programa que proporciona descontos em medicamentos, abrangendo tanto as variedades de produtos. Com o programa se tem um conjunto de serviços gerenciais:

– Descontos ao paciente e a loja que realiza a venda dentro do programa;

– A utilização de medicamentos;

– Acompanhar a adesão e o tratamento medicamentoso por parte de pacientes com patologias crônicas.

Como Funciona o PBM?

A drogaria que adere ao Programa de Benefícios em Medicamentos (PBM), além de oferecer descontos competitivos ao cliente final, obtém descontos dos fabricantes de medicamentos.

Com isso, pode oferecer mais possibilidades aos clientes. Consequentemente aumenta o número de vendas e fideliza o público, que continua comprando no mesmo estabelecimento.

É importante entender quais laboratórios possuem PBM e analisar as vendas dessas categorias de produtos na loja. Talvez sua farmácia poderá oferecer mais descontos e fidelizar mais clientes se obtiver esse tipo de programa.

O que são medicamentos PBM?

Resumidamente o Programa de Benefício em Medicamentos (PBM) é uma estratégia utilizada pelas farmácias. Com isso se podereçe preços mais atrativos aos seus clientes.

Assim, a empresa que adere a esse serviço e obtêm descontos dos laboratórios, repassando um custo melhor aos consumidores.

Com essa estratégia a empresa fideliza o público e aumenta o ticket médio. Elevando o faturamento e conquistando uma importante vantagem competitiva no mercado.

Veja alguns dos programas de PBM que a Febrafar participa:

-Bayer Para Você,

– Programa Saúde Fácil,

– Viver Mais,

– Programa Mais Pfizer,

– Novo Nordosk – Novo Dida,

– Cuidados Pela Vida,

– Se Cuida – O Parceiro de Sua Saúde.

Além disso existem alguns produtos que são destaques no PBM. Por exemplo: Xarelto, Jardiance, Alenia, Aerolin Spray, Combodart Cápsulas, Saxenda, Glyxambi, Avamys Spray Nasa, Eliquis, Xalacom e Xalatan.