Merck busca título de maior número de testes online para pré-diabetes

Com intuito de aumentar a conscientização sobre o pré-diabetes – condição que pode indicar grande probabilidade do desenvolvimento de diabetes tipo 2 no futuro –, a Merck, líder em ciência e tecnologia, promove ampla campanha na América Latina, alertando a população sobre a importância de manter os cuidados com a saúde.

“A pandemia trouxe diversos impactos na saúde dos indivíduos de forma geral, especialmente na América Latina. Após longos meses em casa, muitos mudaram os hábitos, mas nem todos necessariamente para melhor. Dessa forma, mais do que nunca, se faz necessário um alerta geral a respeito da importância de voltarmos aos cuidados de rotina, check-ups e tudo aquilo que sabemos que pode prevenir doenças, como o pré-diabetes, como ter uma alimentação adequada e praticar atividades físicas”, explica Dr. Augusto Grinspan, médico e vice-presidente médico da Merck para América Latina.

O diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue utilizar adequadamente a insulina que produz. Já o termo pré-diabetes é usado quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não altos o suficiente para um diagnóstico de diabetes.1

Pensando nisso, a companhia alemã decidiu realizar uma grande mobilização por meio das redes e se uniu ao GUINNESS WORLD RECORDS para propor um recorde a ser estabelecido – 10 mil pessoas testadas para o risco de pré-diabetes na América Latina. A campanha coloca à disposição uma ferramenta de teste online, por meio das redes sociais, que permite aos interessados conhecer o risco de desenvolver o pré-diabetes – condição que pode ser imperceptível, pois não apresenta sintomas, mas que merece atenção, já que está relacionada a um aumento do risco de doenças cardiovasculares.

Após algumas perguntas básicas, a plataforma avalia os fatores de risco dessa condição, como sobrepeso e obesidade; histórico familiar; histórico de diabetes gestacional; sedentarismo e hipertensão2, e informa se a pessoa apresenta risco baixolevemente elevadomoderadoalto muito alto de ter a condição.

Segundo estimativas da Federação Internacional do Diabetes (IDF), ao menos 31 milhões de pessoas na América Latina estão diagnosticadas com o diabetes tipo 2. 3

Campanha nas redes visa aumentar conscientização e número de testados

A fim de impactar um grande número de pessoas na América Latina, entre os dias 25 a 1º de novembro, a campanha contará com ações nas redes sociais sob o mote “Um Recorde pela Saúde”, www.umrecordepelasaude.com , disseminando informações importantes sobre os cuidados e a patologia a diferentes audiências, aumentando o número de testes e, o mais importante, a conscientização da condição.

“Estamos todos juntos nessa mobilização com o objetivo de impactarmos o maior número de pessoas possível e, com isso, alertar a população sobre o potencial risco de ter pré-diabetes ou mesmo diabetes tipo 2, que é uma doença que pode trazer sérias complicações”, afirma o doutor. “O pré-diabetes é uma espécie de alerta que o corpo nos dá para que possamos agir e evitarmos que a doença evolua”, complementa.

De acordo com ele, quem fizer o teste também receberá orientações sobre mudanças no estilo de vida, incluindo alimentação saudável e exercícios, já que, no caso do pré-diabetes, esses hábitos são essenciais para a prevenção. O especialista alerta que, após obter o resultado do teste, “é imprescindível consultar seu médico que poderá confirmar ou descartar a suspeita de risco de ter pré-diabetes, e, então, indicar a conduta a seguir, que pode ser desde simples mudanças no estilo de vida até iniciar um tratamento medicamentoso”.

Sem tratamento adequado, cerca de 25% das pessoas diagnosticadas com pré-diabetes progredirá para diabetes tipo 2 no período de 3 a 5 anos, e até 70% dos indivíduos com pré-diabetes desenvolverão diabetes ao longo da vida5.

“É urgente que possamos aumentar a conscientização dessa condição que não é uma pré-doença, mas sim um estágio em que ainda podemos auxiliar os pacientes”, conclui o doutor.

Referências

  1. Sociedade Brasileira de Diabetes:https://diabetes.org.br/(Acesso em set. 2021)
  2. Mayo Clinic. Prediabetes. 2020. Available at:https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/prediabetes/symptoms-causes/syc-20355278(Acesso em set. 2021)
  3. International Diabetes Federation. IDF Diabetes Atlas, 9th edn. Brussels,

Belgium: 2019. Available at: https://www.diabetesatlas.orgSBD (Acesso em out. 2021)

  1. IDF Diabetes Atlas 2019:https://www.diabetesatlas.org/upload/resources/material/20200302_133351_IDFATLAS9e-final-web.pdf

5 – Camila Furtado de Souza, Jorge Luiz Gross, Fernando Gerchman, Piglet CB: pre-diabetes: diagnosis, evaluation and treatment of chronic complications. Arq Bras Endocrinol Metab 2012, 56.

Sobre a Merck

A Merck é uma empresa líder em ciência e tecnologia em Saúde, Life Science e Electronics. Cerca de 58.000 colaboradores trabalham para fazer uma diferença positiva na vida de milhões de pessoas todos os dias, criando maneiras de viver mais qualitativas e sustentáveis. Desde o avanço das tecnologias de edição de genes e a descoberta de maneiras únicas de tratar as doenças mais desafiadoras até a viabilização do uso da inteligência dos dispositivos, a Merck está presente. Em 2020, a Merck gerou vendas de € 17,5 bilhões em 66 países.

 

A exploração científica e o empreendedorismo responsável foram essenciais para os avanços tecnológicos e científicos da Merck. Foi assim que a empresa prosperou desde a sua fundação em 1668. A família fundadora continua sendo a proprietária majoritária da empresa de capital aberto. A Merck detém os direitos globais do nome e da marca Merck, com exceção dos Estados Unidos e Canadá, onde os setores de negócios da Merck operam como EMD Serono na área da saúde, MilliporeSigma em ciências da vida e EMD Electronics. Para saber mais, acesse www.merck.com.br e siga-nos no Facebook (@grupomerckbrasil), Instagram (@merckbrasil) e LinkedIn (Merck Brasil).

Sobre o Guinness World Records 

Qual é a ave de caça mais rápida da Europa? Foi essa a pergunta que inspirou a fundação do Guinness World Records em 1955. O que começou com a publicação de um único livro em um salão de ginástica, nos dias de hoje o GWR é uma marca multimídia global, com escritórios em Londres, Nova York, Miami, Pequim, Tóquio e Dubai. Atualmente, oferecemos conteúdo de classe mundial, não apenas em livros, mas também através de programas de televisão, redes sociais e eventos. Todos os anos, a nossa consultoria interna ajuda milhares de marcas, empresas e organizações a aproveitar o poder de quebrar recordes e entrega soluções de negócios e campanhas premiadas – engajando audiências, criando conteúdo cativante e compartilhável e contando histórias autênticas que geram impacto.

Para saber mais sobre a quebra de recordes para empresas, visite: https://www.guinnessworldrecords.com.br/business-marketing-solutions/