Febrafar Day – resultados e projeções são apresentados

O Febrafar Day aconteceu no último dia 23 de fevereiro, apresentando aos parceiros do mercado farmacêutico da Febrafar as importantes conquistas de 2020 e projeções para um crescimento ainda maior nos próximos anos.

O evento, que foi realizado pelo Youtube, contou com a apresentação da jornalista Millena Machado e teve seu início com o diretor de relacionamento da IQVIA, Cesar Bentim, que apresentou os números das 81,6 mil farmácias do Brasil e das 10.772 lojas das redes associadas à Febrafar.

Em relação ao ano de 2020 o faturamento do mercado farmacêutico foi de R$ 140 bilhões, dos quais a Febrafar representou R$ 16,8 bilhões, com 12,1% de participação nesse mercado. Mas o que mais impressionou foi o crescimento da associação diante das demais farmácias, sendo que esse índice foi de 26,1%, e o varejo farmacêutico como um todo cresceu 15,6%.

Betim destacou em sua apresentação a capacidade de resiliência desse mercado. Mas pontuou que o este ano deve ainda seguir marcado pela inconstância. Tudo ainda dependente de uma análise macroeconomia, que tem muitos pontos ainda em aberto. Mesmo diante dessa situação, a projeção segundo a IQVIA é de crescimento de 9,4% em um cenário normal e 6,4% no cenário mais crítico.

Caminho da Febrafar

Depois do diretor da IQVIA foi a vez da Febrafar mostrar seu planejamento, iniciando com o diretor geral José Abud Neto, que fez uma análise sobre 2020, no qual o maior objetivo após o início da pandemia era atravessar esse período com todos juntos, mesmo diante de muitas incertezas do mercado.

Ponto de destaque no ano foi o reconhecimento das políticas de recursos humanos, com o recebimento da certificação da Great Place To Work e conquista das primeiras posições em diversas categorias.

Para 2021 a empresa inovou e fez um planejamento estratégico de forma diferente, com um plano de ação para o curto prazo e um plano estratégico de médio e longo prazo, que traçou 5 objetivos estratégicos até o ano de 2025:

  • Acelerar da digitalização 360° da Febrafar
  • Tornar cada vez mais relevante e importante para as indústrias, distribuidoras e prestadoras de serviços
  • Tornar a Febrafar relevante e reconhecida pelas redes e lojas
  • Criar aliança com provedores e gestores de planos de saúde
  • Manter o selo do GPTW

Para que esses pontos sejam atingidos, os diretores Ney Santos (Operacional e de Inovações) e Karen Corridoni apresentaram as novidades e evoluções das áreas que lideram e o que foi projetado para a potencialização de produtos e ferramentas pensando no crescimento do mercado.

Um grande destaque foi a apresentação de uma nova ferramenta: o Orion. Esse é um grande hub que liga as ferramentas da Febrafar a um sistema único, no qual o usuário pode entrar para usufruir os benefícios da associação. Tendo área de notícias, relatórios, comercial e de capacitação. Também foi apresentada a agenda de eventos da entidade para 2021.

Entrevista com Edison Tamascia

Para finalizar o Febrafar Day, a apresentadora Millena Machado entrevistou o presidente da Febrafar Edison Tamascia, que falou sobre a superação do momento vivido e da travessia que ainda está ocorrendo. Ele destacou que, mesmo com cenários mais complexos, a Febrafar já estava preparada, a partir de um processo de transformação digital.

Ele exemplificou essa digitalização dando como exemplo o programa de fidelização (PEC), que já está muito estruturado, com mais de 33 milhões de participantes e que proporciona uma jornada mais digital com o consumidor. Tamascia também alertou sobre o fato dessa digitalização ter que ser pensada de dentro para fora e não ao contrário.

“Para 2021, por mais que ainda estejamos em uma travessia, a maior analogia para o momento vivido é a luz no fim do túnel, pois já temos as vacinas aprovadas. Mas, as dificuldades ainda continuam e, por mais que o setor farmacêutico seja menos impactado pela crise, não somos uma ilha isolada, por isso essa luz nos dá esperança, mas temos muito a fazer”, finalizou.