Livro mostra ‘caminho das pedras’ para redes, alianças e parcerias

O crescimento no mercado de formatos diferentes de redes, alianças e parcerias vem se mostrando uma forte tendência no mundo e principalmente no Brasil, proporcionado em muitos casos um grande sucesso, contudo, em outros o resultado não se mostra tão positivo.

Para desvendar quais são as experiências que realmente valem a pena seguir, o especialista em gestão e governança de redes,Professor Douglas Wegner, lançou o livro Redes, Alianças e Parcerias: Ferramentas e práticas para a gestão da cooperação empresarial.  O livro pode ser adquirido pelo site: www.academiadacoperacao.com.br.

A obra é resultado de mais de uma década de pesquisas e discussões compartilhadas com gestores, consultores e empresários, o que faz o conteúdo amplo e diverso em suas análises, não caindo nas verdades absolutas e fórmulas prontas que permeiam muitos especialistas de mercado.

Também com base nessa troca, que contou com a participação de muitos especialistas de mercados a obra também não caiu em uma visão acadêmica que muitas vezes mira a utopia. Ou seja, é uma obra com conteúdos práticos e que possibilitam um grande aprendizado aos leitores.

“Nas últimas duas décadas foram formadas centenas de redes de empresas, alianças e parcerias no Brasil. Especialmente pequenas e médias empresas adotaram estratégias de cooperação para se tornarem mais competitivas em mercados ocupados por empresas de grande porte e corporações multinacionais. No entanto, gerenciar a cooperação de maneira profissional é uma tarefa complexa e que exige ferramentas e práticas diferentes daquelas utilizadas pelas empresas individuais”, explica Douglas Wegner.

Assim o livro apresenta um conjunto de ferramentas que gestores de empresas e gestores de redes, alianças e parcerias podem utilizar para tornar a cooperação efetiva e alcançar os resultados esperados.

Também são apresentadas vinte e quatro práticas de gestão adotadas por redes bem-sucedidas de diversos setores, no Brasil e na Alemanha, que servem de inspiração para profissionalizar a gestão da cooperação.

Organizado em quatro partes, o livro apresenta uma abordagem inovadora que combina aspectos conceituais com dicas e ferramentas práticas que facilitam a formação e gestão de redes, alianças e parcerias em qualquer setor de negócios.

A última parte lança um olhar sobre o futuro da cooperação, indicando desafios e oportunidades que as redes brasileiras devem enfrentar nos próximos anos, servindo de guia para tornar esse modelo de negócios cada vez mais bem-sucedido.

Sobre o autor Redes, Alianças e Parcerias

Douglas Wegner é Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio doutoral pela Universidade de Colônia (Alemanha). Atualmente realiza seu pós-doutorado na Universidade de Dortmund, também na Alemanha. É professor de mestrado e doutorados em Administração da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), em Porto Alegre, onde participa do Grupo de Estudos de Redes Interoganizacionais (GeRedes).

Há 15 anos atua como pesquisador, consultor e palestrante sobre o tema redes de empresas e centrais de negócios. Publicou mais de 60 artigos científicos e técnicos sobre cooperação empresarial em revistas nacionais e internacionais.

Desde 2009 realiza missões à Alemanha para se aprofundar nas práticas de gestão e governança das redes desse país, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento das redes brasileiras.