Laboratório Teuto promove saúde na Campanha Novembro Azul

A cada ano, a Campanha Novembro Azul se fortalece e a luta contra o câncer de próstata ganha maior visibilidade em todo o mundo. Além disso, as ações para o movimento nas empresas também aumentam constantemente, com mensagens, homenagens, campanhas de conscientização e ideias de endomarketing criativas, com resultados cada vez melhores.

Em apoio ao mês de conscientização sobre a doença e mostrando a importância de realizar o exame de próstata, o Laboratório Teuto promove ações durante todo o mês de novembro. O objetivo da empresa é desmistificar os tabus que envolvem o tema, alertar os colaboradores sobre sintomas iniciais e as melhores formas de tratamento, além de conscientizar sobre a importância de realizar exames frequentes e apoiar os homens.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata no Brasil é o segundo mais comum entre os homens. O Inca estima que serão 65 mil novos casos da doença somente em 2021, no Brasil. A detecção precoce melhora as chances de tratamento para o paciente, por isso a importância de manter os exames em dias.

Buscando levar saúde, bem-estar e qualidade de vida, a empresa desenvolve uma ação com informativos, disponíveis também nas redes sociais da companhia, dando dicas e orientações sobre o autoexame e a importância de procurar uma ajuda médica de início. As postagens estão com os assuntos: ‘O câncer de próstata é uma doença do idoso?’ e ‘Quais os fatores de risco do câncer?’. Além de reforçar a importância de praticar atividade física, ter uma alimentação balanceada e uma boa hidratação.

Segundo Bruna Cotrim, responsável pelo endomarketing da companhia, é um momento importante para educar e conscientizar o público masculino. “Acabar com o tabu em torno do exame de próstata é um dos principais desafios do Novembro Azul. Por isso, investimos em ações todos os anos em apoio a campanha e conscientização dos nossos colaboradores”, comenta.

Gustavo Souza comenta sobre a importância de campanhas como estas para a conscientização de toda nossa equipe. “Existe um tabu entre os homens sobre o exame de rastreamento para câncer de próstata, o famoso Teste do Toque Retal. Sendo que grande parte dos homens vão ter acesso a essas informações no ambiente de trabalho. Por isso, é importante desmistificar esse tipo de preconceito por meio de informativos, instruções, vídeos, entre outros”, argumenta o analista de marketing da companhia.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Inca. Por isso a importância da prevenção e exames com a frequência correta.

Novembro Azul

O Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália, a partir de uma brincadeira de dois amigos, que cogitaram se ficariam bem de bigode longos, como aqueles de época. Então, inspirados pela campanha que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, ambos tiveram a ideia de associar o bigode com a conscientização sobre a saúde masculina.

Eles escolheram o mês de novembro para deixar o bigode crescer, pois, no dia 17, já se comemorava o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Naquele ano, cerca de 30 amigos aceitaram participar da campanha e, como muita gente se interessava pelos bigodões, a história foi se espalhando cada vez mais e hoje já espalhou para mais de 20 países.

Endomarketing

O Teuto promove o calendário anual de endomarketing, com ações mensais que valorizam e premiam o colaborador. Entre os projetos estão: Blitz do Marketing, Família 5 Estrelas, Olimpíadas da Qualidade, Corujão Teuto, Correspondentes do Marketing, Passeio Ciclístico, Jogos Abertos, entre outros. As atividades são uma realização da companhia, que garante saúde, bem-estar e qualidade de vida aos mais de 3,5 mil colaboradores.

Sobre o Teuto

Há mais de sete décadas no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico da América Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional e internacional.  A companhia, que é sinônimo de qualidade e confiança, proporciona mais qualidade de vida aos seus fornecedores, colaboradores, clientes, parceiros e pacientes, por meio da excelência no desenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos, e valoriza a responsabilidade socioambiental, reafirmando que “Se é Teuto, é de confiança”.