Grupo CB Drogarias é nova associada da Febrafar

Desde a última Assembleia da Febrafar a associação possui duas novas redes associadas, uma delas é o Grupo CB Drogarias, com sede em Alfenas (MG) e Cuiabá (MT) e que conta com 192 lojas.

Para entender melhor a estrutura e a história da Rede, Franco Valério, CEO e gestor do Grupo respondeu algumas questões sobre a atuação do grupo e seus objetivos ao se associar à Febrafar:

Qual é o momento vivido pela CB Drogarias e quais resultados que valem a pena destacar?

Estamos em 18 estados e bem capilarizados. Apesar de sermos de Minas Gerais, atendemos uma demanda interessante hoje em todo o centro oeste do país. Entramos neste ano de 2022 no Nordeste, pelo Maranhão, assim estamos constantemente crescendo nossa estrutura!  Fato esse hoje temos duas sedes administrativas em dois estados diferentes, sendo, uma em Alfenas (MG), nossa matriz, e uma Cuiabá (MT), nosso polo de apoio. Importante ressaltar que em julho devemos inaugurar nosso novo escritório em Alfenas com mais de 500m2, dando autonomia e conforto aos nossos colaboradores, tendo salas mais amplas de atendimentos e reuniões, além sala de descanso, sala de podcast e muito mais!

E a parceria com a Febrafar, como ela se deu?

Já conhecia a Febrafar, participei de redes que faziam parte da Federação! Sempre tive um bom relacionamento com a diretoria, principalmente com José Abud Neto e sempre falando com ele. Já até tínhamos tentado entrar anteriormente, contudo isso não se concluiu. Agora estamos aqui privilegiados em estar com toda essa turma boa e com o pensamento sempre em inovar, crescer, fazer e fazer.

Quais as expectativas desta parceria?

Principalmente agregar valor ao nosso time e transparecer tais valores aos nossos lojistas, pois se nós mesmos não acreditarmos no que entregamos, como vamos entregar de maneira eficaz a quem confia tanto em nós! Desejamos também aumentar nosso relacionamento com todo segmento, o que nos fará crescer por méritos.

Quais as estratégias que fazer a rede se destacar no mercado?
Trabalhamos pesado com sistemas de integração e informação de mercado, trazendo tomadas de decisão as vezes até preditivas antes de ser preventivas. Sem informação não se caminha. Para este ano em específico estamos convidados o nosso time a estar mais na rua, saindo um pouco do online, ir mais de encontro às lojas, vivendo suas realidades e entender mais de perto o que aconteceu e está acontecendo no mercado.

Qual os projetos de curto, médio e longo prazo da rede?

Iniciar e fomentar a CB Academy, plataforma onde vamos entregar conteúdos via vídeo e material didático, para as lojas de pequeno porte do interior do Brasil, que neste momento não tem condições de fazer parte de uma rede ou de um grupo. Iniciar e fomentar a C4 Digital, uma agência de Marketing Digital e tráfego pago para o nosso segmento. Além disso, ampliar nosso raio de ação a todo território nacional. Atualmente já estamos em 18 estados.

Gostaria que contasse um pouco da história da Rede?

Sou fundador, CEO e gestor do Grupo e começo no canal Farma trabalhando como TI, ou seja, parte de informática em uma loja, que começou a montar na época uma rede no sul de Minas Gerais por volta de 2006 a 2007.

Não tinha ainda em mente a pretensão de Rede, entendia pouco ainda de associativismo e cooperativismo. Trabalhava mais na parte administrativa, sistemas entre outras coisas que surgiam como necessárias, integrações de sistemas, entre outras modalidades.

Fiquei nesta drogaria até o ano de 2014, sai para um outro segmento. Contudo em 6 meses já pedi pra sair, retornando ao mercado farma, passando por outra rede mais um ano e meio. Esse novo momento despertou a vontade de empreender, de criar, ou melhor de inovar em um segmento que já alavancava números e performava de maneira muito interessante.

Assim decidi fundar a Compre Bem Drogarias. Fundada dentro da sala da minha casa, sozinho, eu era comercial, marketing, expansão, atendia loja e representantes, além de fazer visitação. Fui ter meu primeiro colaborador quase um ano depois de rede montada!

Com passar do tempo, com algumas poucas lojas em Minas Gerais, resolvi adentrar ao Mato Grosso, onde ganhamos força e me deu ainda mais coragem de entrar em todos os demais estados no qual hoje fazemos parte. Criamos uma segunda bandeira, devido ao crescimento do nome Popular, a Drogarias Bem Popular Brasil, no qual ai sim, chegamos a conclusão de virarmos um grupo e transformamos em Grupo CB Drogarias. Sofremos, apanhamos, assim como toda e qualquer empresa. Mas crescemos e criamos o nosso jeito de fazer. Com o jeito simples de ser, mas muito corajoso.