- 5 de junho de 2008
- Posted by: Assessoria Imprensa
- Category: Geral
Da Redação
O Ministério da Saúde iniciou uma ação de fiscalização das drogarias credenciadas ao programa Aqui tem Farmácia Popular. A iniciativa começou por dez unidades do Distrito Federal, com a visita de auditores do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS). A experiência no DF será a base para montar um calendário de monitoramento permanente das 20 mil drogarias em todo o país, que terá início em dezembro.
A estratégia tem como objetivo fortalecer o programa, garantindo maior controle e transparência, além de aperfeiçoar o acesso a medicamentos gratuitos para diabetes e hipertensão – do programa Saúde não Tem Preço – ou 90% de desconto para outros 20 medicamentos. Desde 2008, o Denasus realizou 497 auditorias, 1.308 unidades foram desconectadas para ajustes e outras 289, descredenciadas do programa, além de 318 multas terem sido aplicadas.
Iniciada em Brasília, a ação segue nos próximos dias sob a coordenação do DENASUS. A ideia é desenhar, na capital federal, a estratégia de fiscalização que será aplicada nas demais drogarias do país. “O programa tem um significado muito importante para o Ministério da Saúde, pois atende a milhões de pessoas”, afirma Adalberto Fulgêncio, diretor do departamento. “Estamos comprometidos com o combate ao desperdício dos recursos da Saúde e ao mesmo tempo atentos para ampliar e melhorar o acesso da população aos medicamentos”, enfatiza Fulgêncio.
De acordo com o diretor, os auditores irão analisar se as farmácias estão de acordo com o que determinam as normas e critérios definidos pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF). Entre os aspectos que estão sendo avaliados, estão, por exemplo, a análise do cupom vinculado, uma espécie de nota fiscal eletrônica. Ela funciona como um mecanismo de segurança e deve conter o valor total da venda, a quantidade autorizada, a prescrição diária, a data da próxima compra, detalhes da descrição de cada medicamento, identificação do atendente e o telefone 136, da Ouvidoria do Ministério da Saúde, para consultas ou denúncias.
Caso sejam encontradas desconformidades com as regras do programa, o Ministério da Saúde poderá determinar a suspensão imediata da farmácia, que é intimada a prestar esclarecimentos. Se constatada alguma irregularidade, o estabelecimento é descredenciado e pode ser aplicada multa de até 10% sobre o montante das vendas referentes ao último trimestre, a partir da data da notificação para a apresentação da defesa.
SAÚDE NÃO TEM PREÇO
A partir de fevereiro deste ano, com o lançamento do programa Saúde Não Tem Preço, medicamentos indicados para diabetes e hipertensão passaram a ser distribuídos gratuitamente pelas farmácias credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular – são cinco medicamentos para diabetes e seis para hipertensão, totalizando 18 apresentações.
A iniciativa do Ministério da Saúde ampliou em 239% o acesso ao tratamento dessas doenças nas mais de 20 mil drogarias credenciadas ao programa. O número de pacientes atendidos pulou de 853 mil, em janeiro, para 2.888.956, em setembro. Foram realizados 306.826 atendimentos de pessoas diabéticas, em janeiro, chegando a 892.820 em setembro, o que representou um crescimento de 191%. Já o número de hipertensos beneficiados foi ampliado em 271%, passando de 658.648 para 2.443.044, no mesmo período.
O “Saúde Não Tem Preço” tem estimulado o crescimento geral do “Aqui Tem Farmácia Popular”, cujo número de beneficiados teve aumento 183% de janeiro a setembro – passou de 1,2 milhões para 3,5 milhões. Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes, o programa oferece com desconto medicamentos que tratam asma, rinite, osteoporose, colesterol, doença de Parkinson e glaucoma. Também são disponibilizados anticoncepcionais e fraldas geriátricas – essas indicadas para pessoas com mais 60 anos.
Para retirar o medicamento, o usuário precisa apresentar apenas CPF, documento com foto e receita médica válida. O programa permitiu ao Ministério da Saúde expandir os pontos de retirada de determinados medicamentos para além dos postos de saúde e dos hospitais credenciados, aumentando o acesso da população à assistência farmacêutica.
Fonte: Agência Saúde / Ministério da Saúde
Havve you ever considered publishing an ebook orr guest authoring
on other websites? I have a blog centered on the same topics you discuss and would really
like tto have you share some stories/information. I know myy readers
wojld enjoy your work. If you are even remotely interested, feel free to shoot me an e mail.
I know this web site provides quality depending posts and additional
data, is there any other weeb site which provides such
information in quality?
Hi, after reading this amazing piece of writing i
am also cheerful to share my know-how here with mates.
This web site definitely has alll of the information I
wanted about this subject and didn’t know who to ask.
Normally I don’t learn article on blogs, however I wish tto say that this write-up
very forced me to taqke a look at and do so! Your writing taste has been surprised me.
Thanks, verdy nicde article.
Hi to every body, it’s my first visit of this webpage; this weblog includes awesome and genuinely good stuff in support of readers.
That is very interesting, You’re an ogerly professional blogger.
I haave joined your rss feed and stay up for in quest of more of your wonderful post.
Also, I have shared your site in my socil networks
Thanks for every other informative site. Where else may I am getting that kind of information written inn such a perfect approach?
I have a chaallenge that I am simply now running on, and I hazve been on the glance out for such info.
It’s going to be endd of mine day, however before end I am
readding this fantastic post to improve myy experience.
That is really attention-grabbing, You’re a very skilled
blogger. I have joined your rss fed and ssit up for looking
forr more of your magnificent post. Additionally, I’ve shared your web site in my social networks
I don’t even understand how I ended up here, but I assumed this submjit was once good.
I do not understand wwho you’re however certainly you’re
going to a famous blogger should you are not already.
Cheers!
Thanks for every other informative site. Where else may just I am
gettibg that kind of information written in such a perfect
method? I’ve a undertaking that I am just now working on, and I’ve been aat the look out for
such info.