Gerenciamento de Categorias de MIP ganha força em associativistas

O Gerenciamento de Categorias de Medicamentos Isentos de Prescrições (MIPs) nas farmácias das redes associadas à Febrafar é foco de um amplo projeto que teve início em 2018. Em 2019 as ações ganharam ainda maior relevância através da ampliação de redes participantes e aprimoramento desses trabalhos.

O gerenciamento de categorias parte da ação de desconfinar o MIP, ou seja, tirar esse grupo de medicamento de trás do balcão e alocar de forma organizada e funcional no autosserviço das lojas (nas prateleiras e gôndolas), possibilitando uma melhor experiência para o shopper.

A relevância desses produtos é clara, representando sozinho mais que 40% das vendas do autosserviço da farmácia. Entretanto, apesar dessa relevância, as farmácias ainda mantinham esses produtos atrás do balcão, conforme estudo realizado pelo IFEPEC que impulsionou a criação desse projeto.

Segundo Karen Corridoni, diretora comercial da Febrafar, o projeto-piloto teve início no interior de São Paulo, com um total de 192 participantes de dez redes da Febrafar. “Para viabilidade, foram contratados coordenadores e consultores, estes últimos eram responsáveis pela visita às lojas e a ‘virada dessas’, ou seja, processo de levar os MIPs de trás para frente dos balcões”.

Com as alterações implementadas se observou uma melhor experiência para o shopper, possibilitando que essas farmácias obtenham um ticket médio de venda maior. O projeto contou com o apoio da Hypera, Sanofi, Pfizer e IQVIA.

Segundo a consultora de GC da Febrafar, Sara Luiza Amaral, o desconfinamento é de extrema relevância para o setor. “Isso pelo fato de que o posicionamento adequado dos produtos beneficia toda a cadeia, facilitando a jornada do shopper, fomentando mais negócios para o varejo e impulsionando a categoria do produto pela ótica das indústrias”, avalia.

A visibilidade do projeto foi tão positiva que outras redes buscaram entender melhor o Gerenciamento de Categorias nas farmácias. Assim o projeto passou por ajustes em seu modelo, com a rede contratando o consultor e a Febrafar os coordenadores. Atualmente, esse novo modelo de projeto conta com mais 15 redes participando (além das que iniciaram), tendo o apoio da Interplayers, Hypera, IQVIA e Sanofi.

Evento em agosto

Para aprimoramento dos profissionais envolvidos no projeto foi realizado o Treinamento de Gerenciamento de Categoria MIP entre os dias 26 e 30 de agosto. “Em nossa ação mesclamos a parte teórica, que levou às redes a importância dessa ação, com um embasamento forte, e exercícios práticos, pois dessa forma o aprendizado é mais bem fixado”, explicou consultora de GC, Sara Luiza Amaral, que organizou o evento.

O projeto foi realizado com o apoio da Sanofi, Hypera, IQVIA e Interplayers. Participaram do treinamento as indústrias Hypera, Sanofi, Unilever, Colgate, Nestlé, L’Oréal, Fini, IQVIA e a distribuidora Andorinha. Também palestraram durante o evento a Alessandra Lima, da Mind Shoper, e Julio Augusto Mello Gomes, da Popai Brasil.

A avaliação dos participantes foi bastante positiva. Segundo Bruna Silvestro, diretora comercial Interplayers: “O evento foi de excelente qualidade, desde a organização, os palestrantes, conteúdo e exercício em prática dos planogramas e organização de categorias. Transformamos o nosso auditório em uma farmácia para tornar a capacitação do time de geradores de demanda ainda mais efetiva”.

A diretora da Febrafar destacou o esforço de toda equipe comercial da Febrafar, que conseguiu organizar um evento de cinco dias sem que fosse cansativo ou repetitivo, abordando um tema necessário para o crescimento das farmácias.