- 25 de outubro de 2016
- Posted by: Assessoria Imprensa
- Category: Destaques, Mercado, Noticias

Publicado em 25/11/2016
Se no início da venda dos medicamentos genéricos no Brasil havia uma resistência do consumidor em comprá-los, hoje isso já não é mais uma barreira. Essa mudança na percepção, aliada ao efeito crise, vem impulsionando a categoria e fez com que, nos últimos cinco anos, sua fatia no faturamento das independentes mais do que dobrasse.
É o que aponta a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), que representa 9.334 drogarias espalhadas pelo Brasil. Segundo a entidade, a fatia que essa categoria possui hoje na venda total de medicamentos das associadas é de 28%. Cinco anos atrás essa participação não passava dos 13%. Em termos de unidades vendidas, a representatividade é ainda maior e já ultrapassa os 40%, aponta o presidente da Febrafar, Edison Tamascia.
Os produtos genéricos, que começaram a ser vendidos no Brasil a partir de 1999, só ganharam maior relevância para o brasileiro nos últimos seis anos, afirma o executivo. “Há dois fatores principais que explicam isso: os consumidores e os próprios médicos passaram a confiar mais e a recomendar esses medicamentos; e, mais recentemente, a crise econômica fez com que o cliente se preocupasse mais com o preço na hora da compra”, afirma.
Para o dono da farmácia Farmaluz, da rede Entrefarma, José Lucio Alves, outro aspecto que influiu na maior aceitação do consumidor foi o programa ‘Aqui tem Farmácia Popular’, do Governo Federal. “Mais de 90% dos medicamentos oferecidos pelo programa são genéricos, o que fez com que o cliente passasse a usar esses produtos, e percebesse que a qualidade é igual aos de marca”, diz.
O fator preço
Essa maior preocupação em economizar fica clara em um estudo realizado recentemente pela entidade, que mostra que dos consumidores que decidiram trocar de medicamentos na hora da compra (45%), quase a totalidade deles (97%) optou por um produto com um preço inferior ao inicial.
Nesse contexto, os genéricos – que por lei devem ser pelo menos 35% mais baratos do que os de referência -, têm ganhado os olhos do cliente. Ainda de acordo com o levantamento, 37% dos compradores optaram por essa categoria, enquanto 32% escolheram os medicamentos de marca, e 31% levaram ambos.
Na Farmaluz, que possui quatro unidades no interior de Minas Gerais, a participação dos genéricos no faturamento total dos medicamentos já representa 35%, sendo que há cinco anos o valor era de 12%.
Diante dessa maior propensão do consumidor em comprar os genéricos, Alves afirma que a loja tem buscado ter um mix completo desses produtos. “Temos trabalhado também com a exposição nas gôndolas, dando mais destaque para essa categoria”, afirma.
De acordo com ele, uma das vantagens de comercializar esse tipo de medicamento é que a margem de lucro é um pouco maior, em comparação aos de referência. “A lucratividade acaba sendo maior porque conseguimos negociar melhor com o fornecedor. Mas, ao mesmo tempo, temos que vender um volume maior desse produto para ter o mesmo faturamento”, explica.
Na rede de drogarias Maxifarma, que possui 112 operações no estado do Paraná, esse crescimento também tem sido expressivo. Se em 2011 a fatia dos genéricos nas vendas de medicamentos era de pouco mais de 6%, atualmente já ultrapassa os 30%. “Antes quase não conseguíamos vender o genérico. Você oferecia para o consumidor e ele não aceitava. Até porque muitos médicos colocavam na receita essa orientação”, afirma o proprietário da rede, Edenir Sandona.
Apesar dos avanços em relação ao consumo de genéricos, Alves, da Farmaluz, afirma que nas cidades do interior, a resistência dos médicos ainda é um empecilho. “Em cidades pequenas os médicos muitas vezes ainda são influenciados pela indústria farmacêutica e acabam dando preferência para o produto de marca”, diz.
Os dois empresários ouvidos pelo DCI acreditam que a tendência é que essa categoria cresça ainda mais nos próximos anos. “Deve aumentar muito mais a participação dos genéricos no futuro, no Brasil, até porque nos países desenvolvidos a maior parte das drogarias já trabalha dessa forma”, ressalta Alves.
Entre as grandes redes de farmácias esse crescimento também vem se mostrando constante e significativo. Segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que representa as 26 maiores do ramo, de janeiro a setembro deste ano a venda de genéricos representou um faturamento de R$ 3,459 bilhões. O valor foi 13,87% superior ao registrado no mesmo período de 2015. Em relação a 2011 a alta é ainda mais expressiva, já que naquele ano o montante foi de apenas R$ 1,308 bilhão.
Fonte – DCI – Pedro Arbex – http://www.dci.com.br/comercio/genericos-avancam–e-ja-sao-28–das-vendas-nas–farmacias-independentes-id582878.html
This post preswnts clear idea in sjpport of the nnew people
of blogging, that really how to do blogging.
always i used to read smaller posts that also cloear their motive,
and that is also happening with this piece of writing which
I am reading at this place.
WOW just what I was looking for. Came here by serarching for Panik atak tedavisi
It’s remarkable designed for me to have a web site, which is good in favor of my experience.
thanks admin
Valuable information. Fortunate me Idiscovred your website accidentally, and I’m surprised why this accident did not happened in advance!
I bookmarked it.
I was suggested thiis blog by means of my cousin. I’m now not certain whether or nnot this put up is written by means of him
as no one else recognise suich specific about my difficulty.
You’re wonderful! Thqnk you!
Terrific work! That is the type off information that should be shared across the net.
Disgrace onn thhe seek engines for not positioning tis put uup upper!
Coome on ovwr and visit my website . Thanks =)
Wow! Finally I got a blog from where I bbe able tto really obtain useful information concerning my study and knowledge.
It is not my first time to pay a quick visit this website, i am visiting this website dailly and obtain nice facts from here everyday.
Hello mates, its great post regarding educationand fully defined, keep it up
aall the time.
I’m noow not positive the place you are getting ypur info, however great topic.
I must spend a while learning more or figuring
out more. Thank you for wonderful info I used to be in search of this information for myy mission.
Great site you have got here.. It’s hard to find high quality writing like yours these days.
I honestly appreciate individyals like you! Take care!!
I think hat yoou typed made a lot of sense. But, wwhat about this?
what if you composed a catchier title? I am not saying your
information isn’t good, however what if you added a post
title that grabbed people’s attention? I mdan Genéricos avançam e já são 28% das vendas nas
farmácias independentes is a little plain. You might ook at Yahoo’s frot page aand see how they create post headlines to gget people
interested. You might try adding a video or a related pic or two to
get people interested about everything’ve written. In my opinion, it might bring your website a little livelier.