Fórum Virtual de Liderança Febrafar apresenta novos conceitos aos participantes

O impossibilidade de realização de eventos físicos, em função da pandemia do COVID-19, não impediu que a Febrafar levasse mais uma vez conteúdos estratégicos para suas redes, com a realização do Fórum Virtual de Lideranças Febrafar, que aconteceu dia 17 de junho.

O evento, totalmente digital, reuniu um grupo de aproximadamente 3.000 representantes das redes e lojas da Febrafar, além de parceiros convidados da Abradilan, para debater qual o papel do líder neste momento de crise e como ele pode auxiliar às empresas a atravessarem de forma segura a crise que vivemos.

Palavra do presidente

O evento foi mediado pela radialista Roberta Miguel e teve início com a fala do presidente da Febrafar Edison Tamascia, que mostrou como estão as redes associadas neste momento perante o mercado. E os dados são bastante positivos.

“Logo no início da pandemia, nós da Febrafar firmamos uma pacto de estar próximo do associado para atravessar a tormenta com o menor impacto e isso está sendo possível por antes termos preparado nossa estrutura para viver qualquer momento e cenário que surgisse, utilizando ferramentas que tivessem impacto direto no resultado das lojas”, explicou.

Edison mostrou dados de crescimento, dentre eles se destacou uma análise histórica do crescimento dos agrupamentos farmacêuticos de 2016 até 2020, que apontou que, enquanto o mercado cresceu 35,8% no período, a Febrafar cresceu 74,7%.

Patrocínio da Hypera

Na sequência ocorreu a fala da patrocinadora do evento Hypera Pharma, que foi representada pelo seu vice-presidente Luiz Eduardo Clavis. Em uma dinâmica de entrevista, os participantes puderam entender os rumos que a empresa está tomando com pesados investimentos.

Atualmente a Hypera possui sete mil funcionários, e o trabalho para adequação ao momento tem sido desafio, tendo quatro mil pessoas nas fábricas, com parte não podendo trabalhar, dois mil representantes em campos, alguns atendendo remotos e outros presenciais e mil profissionais administrativos, em home office.

Clavis também falou das importantes incorporações recentes, como a assinatura de contrato com a Takeda Pharmaceutical International AG para aquisição de portfólio de 18 medicamentos isentos de prescrição (OTC) na América Latina. Além da conclusão da transação e a recente aquisição da marca Buscopan e acordo firmado com a Glenmark Farmacêutica para distribuir linha dermatológica. Todas essas novidades serão apresentadas ao mercado ainda no segundo semestre.

Caminhos para liderança

O evento teve continuidade com muito conteúdo apresentado pelo sócio da Nortus, Gilberto de Souza, profissional muito conhecido no meio pela qualidade de suas apresentações e que falou sobre o tema: Como um líder deve se comportar e tomar decisões adequadas no cenário atual.

Gilberto, por meio de uma explanação clara e cheia de exemplos, mostrou que neste momento de crise pessoas menos preparadas precisam de liderança. Assim, são nessas horas que surgem os grandes líderes.

Segundo ele, a crise pode proporcionar três situações nas empresas: a aceleração, fazendo em pouco tempo o que não fazia antes; a depuração, sendo que os menos preparados desaparecem por não estarem aptos, e a oportunidade. O líder vai determinar em qual universo estará preso. E isto também será impulsionado de forma orgânica para a ação que definir.

A dinâmica prendeu o público tanto na parte da manhã quanto na tarde, quando o sócio da Nortus retornou tirando as dúvidas dos participantes e depois compartilhou um novo conceito, com a perspectivas de quatro tipo de sistemas:

  • Frágil – que facilmente deixa de existir com mudanças;
  • Robusto – sistema forte, mas muito pronto para um contexto, não adaptável;
  • Resiliente – sobrevive à dificuldade, mas se manter igual depois;
  • Antifrágil – que usam as adversidades para se fortalecer.

Segundo Gilberto o ideal para as modernas organizações é ter uma mentalidade antifrágil, melhorando diante dos problemas e assim fazendo destes uma oportunidade. Criando aprendizado para se tornar mais forte.

Com uma grande retenção de público, o Encontro Virtual de Líderes Febrafar mostrou que o modelo de evento online pode ter grande adesão, dependendo para isso de conteúdos realmente qualificados e bem apresentados, como ocorreu na ocasião.