Febrafar é destaque em IQVIA World Review 2019

A Febrafar teve uma participação de grande destaque no último IQVIA World Review 2019, mostrando a força e o crescimento de seu modelo associativista. O evento é a conferência principal da IQVIA no país e foi realizado no dia 06 de junho em São Paulo. Sendo uma oportunidade de ver e entender por meio de números o mercado farmacêutico em geral e apresentando previsões para o futuro.

O destaque da Febrafar se deu em diversos pontos, dentre os quais se destacou na dinâmica de crescimento do canal farma. Nesse, em comparação de um ano para outro no recorte finalizado em abril desse ano, o mercado farma cresceu 8,7%, já as redes associativista com a Febrafar cresceu 10,8%, reforçando que algumas das redes consideradas nesse número não fazem parte da Febrafar e puxaram os dados para baixo.

Contudo, o evento também apresentou importantes análises de mercado como o impacto que pode ocorrer no mercado com a liberação de medicamento para a categoria de MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrições), dentre outros fatores.

Os dados mostram que o mercado brasileiro ainda tem perspectivas de crescimento, mas que são necessárias movimentações de melhoria. Pontos positivos são relacionados às pesquisas de novas moléculas e ações do novo Ministério da Saúde que se mostram interessante.

Debate com a Febrafar

Também no evento ocorreu um debate no qual participaram representantes da Febrafar, Abradilan e associados. Fazendo uma análise sobre o impacto dos números apresentados no mercado associativista. O evento foi denominado de Modus Operando da Sessão: Introdução, sobre a IQVIA, metodologia da pesquisa, resultados e debates.

Participaram do debate: José Abud Neto, diretor executivo da Febrafar; Rogério Lopes Junior, diretor da rede Bigfort; Vinicius Andrade, presidente da Abradilan; Jony Sousa, diretor comercial da Emefarma e, Roberto Ambrózio, diretor comercial da Natulab. A mediação ficou por conta do diretor operacional da Febrafar, Ney Santos.