Farmarcas comemora dez anos crescendo quase três vezes o mercado

A Farmarcas comemora neste ano 10 anos de destaque no mercado farmacêutico com números que impressionam. Fato é que a empresa cresceu quase três vezes o mercado farmacêutico em abril, segundo dados da auditora do mercado farmacêutico IQVIA.

No levantamento que considera a soma dos últimos doze meses, finalizados em abril com o mesmo período do ano anterior, as lojas das 12 redes associadas à Farmarcas cresceram 28,18%. Já o varejo farmacêutico como um todo cresceu 10,89%.

Com suas redes associadas à Febrafar, hoje a Farmarcas vem se destacando por levar lojas para variados pontos do país, com lojas muito bem estruturadas desde cidades remotas e de difícil acesso até nos grandes centros. Atualmente já são 1.333 lojas na grande maioria dos estados brasileiros.

Há uma década, a Farmarcas iniciou uma jornada que viria a se tornar um dos maiores cases de sucesso já vistos no associativismo farmacêutico brasileiro. Assim, temo uma história repleta de superação, inteligência de mercado, empatia e muito esforço coletivo”, analisa o presidente da Farmarcas Edison Tamascia.

Detalhe que chama a atenção na empresa é que desde que iniciou seus trabalhos o crescimento é muito acima do restante do segmento, o que faz com que já seja o quarto maior grupo do varejo farmacêutico do país. Isso tudo galgado no crescimento sustentável de lojas maduras e na abertura de novas lojas.

“Para atingir esses resultados a Farmarcas já nasceu com um arrojado projeto de ser um modelo de gestão completo, com a utilização de todas as ferramentas e funcionalidades disponíveis pelos associados, tendo um acompanhamento muito próximo por parte da central. Além disso, a empresa sempre teve o objetivo de transformar a vida das pessoas e proporcionar oportunidades para que elas escrevem suas próprias histórias de sucesso”, conta Edison Tamascia.

O sucesso do modelo também pode ser visto em sua estrutura, sendo que teve sua primeira sede em um pequeno escritório na Avenida Paulista. Atualmente a empresa continua na avenida, mas em um de seus principais pontos e já ocupa 3 andares, com uma área total de 3.890m², além de contar com mais de duzentos colaboradores.

Inovação sempre foi a chave para a evolução

Chegar a uma posição de destaque no mercado não foi algo simples e, mais desafiador ainda foi manter uma posição vanguardista dentro do segmento. Para que todo esse caminho fosse simplificado, a Farmarcas buscou alternativas para que o seu crescimento pudesse ser contínuo e sustentável. Exemplo disso é que a empresa desenvolveu um departamento de Inovação.

Essa área é responsável por diversas ferramentas que levaram a Farmarcas a um novo nível de excelência. Como é o caso da criação do Radar, plataforma de comunicação direta com os associados, com informações sobre diferentes áreas da Farmarcas, como Marketing, Administração, Comercial e Financeiro.

Além dele, a Inovação também foi responsável pelo desenvolvimento do Órbita, uma ferramenta de geolocalização que permite localizar os melhores pontos para as novas farmácias.

Essa vontade de aprender, melhorar e implementar novas tecnologias tem sido a chave para a Farmarcas ser uma empresa “jovem”, em tão alto patamar no mercado.