25 de outubro de 2017

FarmaGente – crescimento contínuo é potencializado pela boa gestão

 

Os resultados do varejo farmacêutico no Brasil se destacam em relação ao restante do mercado. Contudo, existem setores que obtiveram um resultado ainda melhor do que o mercado farmacêutico como um todo, esse é o caso das redes associativistas.

Dentro dessas, um exemplo é a Rede FarmaGente, associada à Febrafar, merece um destaque especial, pelos seus números acima da média. Esse resultado é reflexo do bom diálogo entre a central da rede e as farmácias associadas e a utilização das ferramentas fornecidas.

Nos dois últimos anos a rede vem crescendo intensamente, fato é que uma análise feita pela QuintilesIMS aponta que: no período dos últimos doze meses findado em agosto, comparado com o mesmo período do ano anterior, o faturamento teve um crescimento de 19,1%, enquanto que o mercado farmacêutico brasileiro teve o aumento de 12,3% e o paulista 13,2%.

“Estamos muito felizes com os números, que são reflexos de vários pontos. Mas, posso destacar as orientações e ferramentas oferecidas pela Febrafar como fundamentais. Também foram imprescindíveis as ações de aprimoramento na central da FarmaGente e também na ponta, ou seja, nas lojas. Podemos dizer que hoje temos um posicionamento que é estratégico e é levado com muita seriedade por todos”, afirma o diretor da rede Luciano de Camargo Nascimento.

PEC

Um dos fatores para o sucesso que a FarmaGente obtem é a utilização do Programa de Estratégias Competitivas (PEC) da Febrafar, que faz parte do Programa de Fidelidade disponível para adesão em todas as redes de farmácias.

“Temos a utilização do cartão de desconto que, juntamente com a boa visibilidade dos bons preços que praticamos e as fortes ações de tabloides, possibilitam que conquistemos três públicos bastante distintos: quem já compra com frequência em nossas farmácias, quem faz cotações antes de comprar e, por fim, quem ainda não nos conhecem”, detalha Camargo

Em relação à gestão, fator importante é a proximidade da rede com as lojas. Com essa conexão se consegue uma maior dedicação nas ações e na obtenção de resultados, criando assim um ciclo de confiança. Atualmente a rede possui 45 lojas abertas, entretanto, já existe a projeção de abertura de novos pontos.

“Para o futuro, por mais que tenhamos a projeção do aumento do número de lojas, queremos dar grande foco para quem já está dentro da FarmaGente. Desenvolvendo novas competências para os gestores das farmácias e buscando constante melhorias de trabalhos. Isso fará com que cresçamos organicamente e de maneira criteriosa”, acrescenta o diretor.

Ele complementa que para fazer parte da rede não basta pagar em dia, sendo necessário assumir o perfil de coletividade e lidar com regras que devem ser cumpridas. Só assim se tem a garantia do sucesso no associativismo.

 

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