Farmácia Popular – Novo DNS (Webservice) do sistema autorizador

Uma importante informação para farmácias de todo o país que participam do Programa Farmácia Popular é que o Ministério da Saúde informou que  uma nova versão do DNS (webservice) do programa e do componente de segurança (GBAS)  está disponível para substituir a versão atualmente utilizada.

Veja outras informações sobre o programa no site da Febrafar

Assim sendo o sistema interno dos estabelecimentos credenciados ao Programa Farmácia Popular deverá obrigatoriamente realizar os ajustes necessários e a atualização do componente de segurança de cada terminal. Desde 25/02/2019 as dispensações pelo Programa Farmácia Popular só ocorrerão através do novo DNS (webservice).

O novo DNS para a comunicação com o DATASUS já se encontra disponível no link http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/farmacia-popular/sistema-de-vendas  ou no Portal de Homologação/Produção no site www.saude.gov.br/aquitemfarmaciapopular no Menu Lateral Sistema de Vendas

O sistema interno dos estabelecimentos credenciados ao Programa Farmácia Popular que ainda não realizaram as devidas adequações, deverão obrigatoriamente realizar os ajustes necessários e a atualização do componente de segurança de cada terminal para garantir a dispensação através do Programa Farmácia Popular do Brasil.

OBS:

– As alterações são no sistema interno da empresa, diante disso, se necessário o estabelecimento deve entrar em contato com o suporte técnico responsável pelo software de comunicação.

– A atualização do componente de segurança só deve ser realizada, após atualização do software do seu estabelecimento para o novo DNS.

– Caso ocorra atualização do componente de segurança antes da atualização no sistema interno do estabelecimento, ocorrerá erro de DNA inválido.