06 de janeiro de 2023

Farma & Farma cresce 10% acima da média do setor

No mercado há 25 anos, a Farma & Farma superou em 10% a média de crescimento do setor ao longo do primeiro semestre de 2022: com mais de 160 unidades espalhadas por 17 estados do Brasil, a rede avançou 26% no período, contra 16% do mercado farmacêutico como um todo — o número inclui outras redes de franquias, farmácias comuns e de cooperativas. Mesmo após o boom da pandemia, a empresa, que foi fundada em 1997 em Itajaí, Santa Catarina, continuou a crescer acima da média nacional mensalmente, chegando inclusive a cidades e regiões onde antes não tinha unidades, especialmente no Norte e no Nordeste do país.

Segundo Herivelton Ferreira, diretor da Farma & Farma, a empresa tem como um de seus pilares o desenvolvimento conjunto de suas franquias e franqueados, e recebeu o selo de excelência da ABF (Associação Brasileira de Franchising) nos anos de 2019, 2020 e 2022. Atualmente, a marca conta com 17 multifranqueados, ou seja, empreendedores que possuem mais de uma unidade da rede.

“No segmento de franquias, um dos maiores desafios e, ao mesmo tempo, um dos fatores que mais contribuem para o crescimento é o engajamento”, explica Ferreira. “A padronização, também necessária no franchising, é mais fácil de monitorar; mas, sem engajamento, é impossível produzir o resultado positivo esperado. Se o franqueado se envolve nas ações da franqueadora e se torna um espelho da rede, sua performance e produtividade invariavelmente melhoram. Então uma das nossas prioridades é ter um sistema que nos proporcione o aumento do engajamento.”

Para garantir o engajamento e facilitar outros processos internos, a Farma & Farma utiliza a plataforma da Yungas, empresa especializada na gestão e comunicação de grandes redes de franquias. A ferramenta centraliza diversos processos em um mesmo sistema, facilitando inclusive auditorias e treinamentos; e utiliza a metodologia Customer Success e o sistema Health Score para analisar indicadores como satisfação, engajamento, faturamento e padronização. Usando os dados fornecidos pela Yungas, a Farma & Farma consegue, por exemplo, perceber quando um franqueado está em risco de repasse, ou quando há oportunidade de crescimento e multifranqueamento a partir de determinada unidade.

“Estamos melhorando a gestão administrativa e a maturidade das farmácias com a Yungas”, afirma Ferreira. “Usamos os módulos de informes gerais e as checklists da plataforma para muitas de nossas práticas, como o lançamento de algum programa ou a inauguração de uma unidade; e ficamos muito felizes quando a Yungas incorporou um módulo de EAD (ensino a distância), para onde estamos migrando a Universidade Farma & Farma, nosso braço de educação e formação de franqueados. Queremos levar cada vez mais nossa operação “para dentro” da plataforma, inclusive o programa de excelência; para termos tudo centralizado em um só lugar.”

Ferreira destaca ainda a possibilidade de utilizar, por meio da Yungas, pesquisas de NPS (Net Promoter Score), que permitem observar como está a percepção do franqueado em relação ao trabalho da marca; e também os serviços de personalização oferecidos pela empresa: “Sempre que precisamos de uma funcionalidade específica, a Yungas  encontra um jeito de resolver e nos entregar a solução demandada”, diz.

Marcos Salles, COO e cofundador da Yungas, comenta que a empresa busca manter um relacionamento sempre muito próximo dos clientes. “Além de conseguir ajudá-los ativamente na operação, essa proximidade nos permite entender de forma contínua onde estão os seus principais desafios. No início da parceria com a Farma & Farma, dois anos e meio atrás, implementamos um modelo de segmentação de unidades que permitiu um trabalho clusterizado com a rede em diversos módulos da plataforma; e, mais recentemente, conseguimos antecipar outras facilidades no sistema que darão muito mais autonomia ao time do escritório conforme a rede for crescendo.”

Setor farmacêutico em alta

Diferente de outros setores da economia, que ainda vem se recuperando do cenário desafiador imposto pela pandemia de coronavírus, o mercado farmacêutico vem crescendo de forma sistemática desde 2020, com aumentos se mantendo na faixa dos dois dígitos: em 2021, por exemplo, o varejo cresceu cerca de 10,8% no setor, superando os R$ 152 bilhões em faturamento, segundo dados da Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias). No franchising não é diferente: de acordo com a ABF, o segmento de saúde, beleza e bem-estar foi o que mais cresceu no mercado de franquias no primeiro semestre de 2022, registrando um aumento de 16,9% (acima da média geral do franchising, que ficou em 12,9% no mesmo período). No terceiro trimestre, o aumento no setor foi de 27,8%.

“O setor farmacêutico vem sendo alterado de forma bem significativa nos últimos anos: principalmente depois da pandemia, as farmácias são reconhecidas como  hubs de saúde” aponta Ferreira. “São pontos de contato com o cliente, de cuidado, de informação. O atendimento farmacêutico não é o mesmo de há cinco anos: ele passou a ser mais amplo e ao mesmo tempo mais especializado, com a realização inclusive de exames nas unidades. O segmento também conta hoje com uma maior digitalização, com o uso efetivo de ferramentas tecnológicas que facilitam processos e o contato com os clientes.”

Fonte – Saúde Digital News

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