Entenda a ação O Brasil Conta Comigo

O Ministério da Saúde publicou no último dia 31 de março de 2020 a Portaria nº 639 a Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, visando o cadastramento e capacitação de profissionais da área de saúde para o enfrentamento da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Segundo análise da Febrafar, ao todo são 14 categorias profissionais ligadas à área de saúde que deverão se cadastrar no Ministério, sendo que, dentre elas está o profissional farmacêutico. O Conselho Federal de Farmácia – CFF já encaminhou ao Ministério da Saúde as informações relativas a 220 mil farmacêuticos registrados.

Segundo a Portaria, o cadastro no portal eletrônico do Ministério da Saúde e a realização do curso de capacitação são obrigatórios e todos os profissionais. Dessa forma, o procedimento a ser adotado, obrigatoriamente, por todos os farmacêuticos é o seguinte:

  • Após o cadastramento, o sistema informa que o cadastro foi realizado e que o profissional receberá um e-mail no prazo de 24 horas:
  • Ocorre que, em decorrência do volume de cadastros, o e-mail está demorando de 2 à 3 dias para ser encaminhado;
  • Após o recebimento do e-mail, o farmacêutico deverá informar se deseja fazer parte da ação “O Brasil Conta Comigo”:

Conforme a demanda e necessidade, serão chamados inicialmente os profissionais que se voluntariaram para trabalhar nesta ação estratégica. Somente em caso de extrema necessidade, serão chamados TODOS os que tiverem condições físicas, mesmo que não tenham se voluntariado.

Importante destacar que o curso de capacitação por meio de EAD (Ensino à Distância) será obrigatório a todos os profissionais da área de saúde, inclusive para os que não tenham se voluntariado.

O Ministério da Saúde irá cruzar as informações fornecidas pelo Conselho Federal de Farmácia com os cadastros realizados na plataforma digital e os profissionais que não realizarem o cadastro serão encaminhados ao Conselho Regional de Farmácia para a adoção das providências cabíveis.

Dessa forma, a Febrafar reitera a importância que todos os farmacêuticos realizem o seu cadastro na plataforma https://registrarh-saude.dataprev.gov.br/cadastro, manifestando sua intenção de se voluntariar e realizem o curso de capacitação.