12 de setembro de 2019

Encontro Febrafar – Beauty Fair, negócios e conhecimento

O Encontro Febrafar de 2019, que aconteceu entre os dias 09 a 11 de setembro, reuniu profissionais de mercado farmacêutico com o objetivo de impulsionar os resultados, promovendo a troca de experiências e realização de negócios entre gestores das redes e parceiros, mostrando a importância crescente do associativismo.

Passaram pelos três dias de evento mais de 1.000 profissionais, entre representantes das 57 redes associadas e das indústrias, distribuidoras e prestadores de serviços. Neste ano o evento teve uma novidade, sendo que o primeiro dia foi realizado na Beauty Fair, maior feira de beleza da América Latina.

Beauty Fair Fórum Farma

Como parte da parceria com a Beauty Fair foi realizado o Fórum Farma, que promoveu a aproximação das redes farmacêuticas associadas a Febrafar com o importante mercado de beleza.

Veja cobertura fotográfica do primeiro dia do evento

“O ambiente da farmácia ainda está se adequando para armazenar os produtos do mix de beleza. Dentro de nossas associações estamos alertando às farmácias sobre a importância de se atentar aos itens de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC), pois esses possuem um grande potencial de crescimento em farmácias e drogarias. Lembrando que a Beauty Fair é o destino certo para gerar mais negócios para o canal Farma”, explicou o presidente da Febrafar, Edison Tamascia.

O Fórum Farma teve início com um jantar oferecido aos participantes e na sequência ocorrem apresentações do diretor-superintendente da Beauty Fair Cesar Tsukuda e do Presidente da Abradilan Vinícius Andrade.

Na sequência ocorreu a palestra a engenheira e escritora, Martha Gabriel, que falou sobre tendências tecnológicas e a importância de acompanhar essas novidades por parte da indústria e do varejo farmacêutico.

Ela explicou a importância dos temas abordados, que devem estar no radar das pessoas, sendo que mudarão consistentemente as rotinas de todos. Assim, colocou como pontos de destaques a Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Big Date, Blockchain, robotização, nanotecnologia e impressão 3D. Ela lembrou que não adianta enfrentar a realidade, sendo necessário entender e inovar, pois, para não ser substituído por um robô, é preciso não ser um robô.

Ela foi seguida pelo presidente da Febrafar, Edison Tamascia, que falou sobre a importância dos não medicamentos no mercado farmacêutico e da força do setor de beleza para impulsionar vendas. Ele afirmou que ainda existe um caminho de aprendizado muito grande para as indústrias e o varejo nessa parceria que começa a se fortalecer.

Para finalizar a parte de conteúdos ocorreu um painel de debates que reuniu representantes da indústria, distribuição e varejo. Após as apresentações ocorreu uma visita guiada dos participantes pelos estandes da feira e a Conexão de Negócios, com um coquetel no estande da distribuidora Ativa.

Encontro de Negócios e apresentações

No segundo dia do Encontro Febrafar ocorreu o tradicional Feira de Negócios, que foi bastante movimentado, passando cerca de mil pessoas pelo espaço especialmente montado no Hotel Holiday Inn. O evento proporcionou o alinhamento dos representantes das redes da Febrafar com os associados honorário, que compareceram em grande número.

Veja a cobertura fotográfica completa do segundo dia

Veja a cobertura fotográfica completa do terceiro dia

“Em conversa com os participantes pudemos observar que todos estavam muito animados com os resultados. Mostrando uma aproximação cada vez maior entre todo o grupo que se relaciona com a Febrafar. Interessante notar que o associativismo vem ganhando força nas ações das indústrias, distribuidores e prestadoras de serviços, o que é muito positivo”, avaliou a diretora comercial, Karen Corridoni.

No último dia do Encontro Febrafar ocorreram apresentações focadas no desenvolvimento das redes. Falaram para os participantes representantes da Profarma, Sanofi e Hypera Farma. Dentre os temas que foram abordados esteve a Lei Geral da Proteção de Dados e o PEC (programa de fidelidade). Edison Tamascia e o diretor operacional Ney Santos explanaram sobre a relevância das farmácias se adequarem a uma nova realidade e o suporte que Febrafar dará.

Na ocasião também foi apresentada a agenda de eventos da Febrafar para 2020 pelo diretor operacional José Abud Neto. Edison Tamascia também falou sobre a MP 881 (Liberdade Econômica) e seu impacto para as farmácias, que não será mais tão grande como se imaginou em um primeiro momento.

Para finalizar Tamascia alertou sobre o risco existente no mercado atual, pois, mesmo com a Febrafar crescendo em grupo muito mais que o mercado, existem casos individuais nos quais isso não ocorre. Se essas farmácias não se adequarem a chance de fecharem é muito grande. Por isso a importância de utilizar as ferramentas comerciais e de gestão que a Febrafar fornece.

Compartilhar via: