A história de Edison Tamascia no programa Biografias com Elias Awad

Veja a entrevista com Edison Tamascia para o programa Biografias com Elias Awad. Em um bate-papo descontraído, Tamascia conta sua história de superação, até a presidência da principal associação do varejo farmacêutico brasileiro (Febrafar). História essa marcada pela persistência e perseverança. Tudo começa no interior de São Paulo, onde, aos 12 anos, trocou o estudo pelo trabalho em uma drogaria. Depois em São José do Rio Preto, também no interior de São Paulo, Tamascia seguiu na profissão. E com apenas dois anos de empresa, Tamascia foi promovido a subgerente e, depois, tornou-se gerente substituto, responsável por cobrir as férias de outros profissionais.

Depois decidiu deixar o emprego e iniciar uma nova jornada na área de distribuição farmacêutica. Ao mesmo tempo, o gosto pelo varejo farmacêutico contagiava também seus irmãos. Um deles, inclusive, adquiriu uma farmácia em sociedade com um amigo, na cidade de Piracicaba, também no interior de São Paulo.

Não tardou muito e o sócio decidiu se desfazer do negócio e colocou sua parte à venda. Tamascia não perdeu a oportunidade, arrematou a sociedade e, em novembro de 1990, tornou-se o mais novo empresário do ramo de varejo farmacêutico. Por volta de 1996, ele já comandava três farmácias em Piracicaba, juntamente com os irmãos.

Em busca de inovação, fundaram a rede associativista de farmácia Farmavip, em 1997. Em 1998, Tamascia assumiu a presidência da Farmavip, que lhe abriria portas importantes para a definitiva consolidação na carreira dentro do varejo farmacêutico.

Logo assumiu a presidência da Faesp. O modelo de associativismo e essa experiência foram o ponta pé para o desenvolvimento de uma entidade que unisse os dois conceitos e atuasse como representante do varejo farmacêutico. Nascia a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), uma sociedade civil sem fins lucrativos, regida por estatuto social, com sede administrativa na cidade de São Paulo e atuação nas principais regiões do País.

Atualmente, a federação conta com 57 redes de farmácias independentes em 25 estados mais o Distrito Federal. As mais de 10 mil lojas integradas às redes associadas atendem clientes em mais de 2.400 municípios. E o resultado dessa história é celebrado por Tamascia: “O segmento farmacêutico é minha vida. Sou apaixonado pelo que eu faço!”

Edison é também presidente da Farmarcas, que administra redes associativistas de farmácias de 11 redes e que já possui mais de mil farmácias no país, com um modelo de gestão inovador e que proporciona grande lucro aos associados.