DSG compra franquia de farmácias e chega a mil lojas no país

A tendência de fusões e aquisições no varejo farmacêutico avança também para o associativismo. Em um movimento ambicioso, a mineira DSG Farma passa a ter PDVs em todo os estados brasileiros e no Distrito Federal ao adquirir o Grupo MaisBrasil, rede de franquia que licencia a marca para mais de 700 farmácias independentes. Com a operação, a empresa quintuplica de tamanho e passa a administrar cerca de mil lojas.

A transação girou em torno de R$ 4 milhões e inclui todo o processo de conversão das farmácias à bandeira DSG, além da implementação de um escritório comercial e administrativo na cidade de Varginha (MG). Como parte dessa iniciativa, a rede formalizou sua filiação à Febrafar em fevereiro deste ano e firmou acordos de cooperação com cinco das principais distribuidoras de medicamentos do país – DrogacenterPanpharmaProfarmaSantaCruz e Servimed.

O grupo nasceu em 1986 na cidade de Passos (MG), como Drogaria e Perfumaria São Geraldo. Desde então, empreendeu um projeto de expansão por meio de aquisições de estabelecimentos nas regiões sul e sudoeste de Minas Gerais, até ultrapassar o número de 225 unidades distribuídas por três redes, a DSG Farma, a DSG Popular e a Poupe Brasil. Espalhadas por 100 municípios, as lojas atuam no formato popular e com foco em genéricos, produtos de higiene, beleza e conveniência.

Em 2018, o fundador Geraldo Majela Kallas deu início a um processo de profissionalização e uniu-se a outros quatro sócios. “Ao atingirmos esse ciclo, entendemos que havia uma saturação no mercado farmacêutico em Minas e era necessário um novo olhar sobre o negócio. A partir daí, mapeamos oportunidades de crescimento nacional e vislumbramos o canal de franquias como um atalho para agilizar essa estratégia”, destaca José Ronaldo Silva, diretor comercial e um dos sócios da DSG.

A escolha de uma franquia em São Paulo vai ao encontro da meta de ganhar terreno inicialmente no Sudeste, que responde por 50% da receita do varejo farmacêutico nacional, segundo a Close-Up International. “Com a aquisição, já fincamos bandeira em 600 cidades de médio e pequeno porte, mas temos agora fôlego para retomar a expansão orgânica, mirando farmácias independentes do interior e litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro num primeiro momento”, antecipa.

Os números do setor aumentaram a convicção sobre o negócio. Nos últimos 12 meses, as farmácias independentes foram as que mais cresceram em termos percentuais – 18,7%. “É um nicho que representa 25% do varejo farmacêutico e vem aumentando sua relevância por meio das lojas de bairro. Elas já têm a clientela e carecem apenas de mais ferramentas para rentabilizar a operação, que uma rede associativista é capaz de proporcionar”, conclui.

DSG Farma
Fundação: 1986 em Passos (MG)
Marcas: DSG Farma, DSG Popular e Poupe Brasil
Número de lojas: 225 em 100 municípios do sul e sudoeste de Minas Gerais
Número de colaboradores: mais de 900
Número de SKUs: mais de 3,5 mil

Fonte: Panorama Farmacêutico