- 5 de junho de 2010
- Posted by: Assessoria Imprensa
- Category: Destaques, Geral, Noticias
Da Redação
Foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) a RDC 15/2010 da Anvisa, que dispõe sobre alterações da RDC 13/2010 – que define as novas regras para a prescrição e dispensação da Sibutramina. A RDC 15/2010 determina que “as prescrições de controle especial em duas vias emitidas com data anterior à publicação da resolução poderão ser aceitas pelo prazo máximo de 30 dias a contar da data de sua emissão”.
Confira, a seguir, as mudanças que ocorreram com a publicação da RDC 13 no D.O.U, no dia 30 de março de 2010:
- A substância sibutramina foi remanejada da lista C1 para a lista B2;
- A partir de 30/03/10, data da publicação da RDC 13, a dispensação de medicamentos contendo sibutramina passa a ocorrer mediante a apresentação e retenção da notificação de receita B2 (azul);
- A notificação de receita B2, de cor azul, tem validade de 30 dias contados a partir da sua emissão e os medicamentos somente podem ser dispensados dentro da Unidade Federativa que concedeu a numeração e onde foram prescritas;
- É importante observar todas as disposições vigentes relativas ao preenchimento da notificação de receita B2;
- Cada Notificação de Receita “B2” deve ser utilizada para tratamento igual ou inferior a trinta dias;
- A sibutramina fica sujeita a todas as exigências estabelecidas na legislação em vigor, relativas à escrituração e Balanços Anuais e Trimestrais, assim como no que se refere à Relação Mensal de Notificações de Receita “B2” – RMNRB2;
- As empresas que fabricam medicamentos contendo sibutramina terão 180 dias, contados a partir de 30/03/10, para realizarem as adequações necessárias em cumprimento da Portaria SVS/MS nº 344/98, em que a embalagem e bula deverão ter faixa horizontal de cor preta contendo os seguintes dizeres: “Venda sob prescrição médica” – “O abuso deste medicamento pode causar dependência”;
- Nesse período de adequação das indústrias (seis meses), as farmácias e drogarias podem continuar vendendo os medicamentos à base de sibutramina nas embalagens com tarja vermelha.
PRINCIPAIS DÚVIDAS
1) As empresas terão que recolher todo o produto?
Não, o prazo para adequação é de até 180 dias. Isto significa que as empresas terão este prazo para alterar seu processo de produção e aquisição de materiais.
2) Podem continuar comercializando até o término do estoque?
Sim. O prazo de 180 dias, de acordo com a agência, é suficiente para o consumo. Foi ponderado que o tempo necessário desde a produção até a disponibilização no PDV é de 90 dias, restando pouco tempo para comercialização. A Pró Genéricos sugeriu ampliação do prazo até 270 dias, o que será encaminhado para discussão na Dicol.
3) As farmácias vão trabalhar com receitas carbonadas (C1) em paralelo com o receituário azul (B2)?
As farmácias terão prazo máximo de 30 dias para trabalhar desta forma, podendo aceitar a receita carbonada e também o receituário azul.
a) Os médicos vão trabalhar com os 2 receituários ao mesmo tempo?
Dentro do prazo de 30 dias sim, após este período somente poderão atuar com o receituário azul.
b) Pela lista C1 é permitida amostra grátis, na lista B2 não. Como ficarão as amostras grátis produzidas até o dia 29 de março de 2010? Deverão ser recolhidas? Não poderão ser distribuídas? Podem ser distribuídas dentro do prazo de 180 dias?
As amostras grátis produzidas até o dia 29 de março de 2010 poderão ser distribuídas dentro do prazo de 180 dias. Após este período, deverão ser recolhidas.
Após o prazo de 180 dias
a) As empresas poderão reembalar o produto recolhido que estiver dentro do prazo de validade?
Sim, todo o produto pode ser reembalado, considerando as Boas Práticas de Fabricação e o prazo de validade.
b) As empresas deverão fazer o recolhimento conforme a RDC 55/05? Terá que ser enviado relatório para a Anvisa sobre este procedimento? A GPROP está acompanhando este processo?
As empresas deverão obedecer o que está em vigor.
4) A GPAF (Gerência de Planejamento da Ação Fiscal) vai autorizar a entrada de produtos importados que ainda não se adequaram?
A Presidência vai discutir o assunto com a gerência. Foi ponderado pela Pró-Genéricos que o tempo entre a aprovação da guia de importação e o produto no ponto-de-venda é de 120 dias, ficando assim muito curto o tempo para consumo. Foi reiterada a proposta de 270 dias para que todas as empresas possam se adequar.
INFORMAÇÕES
Para mais esclarecimentos, o CRF-SP orienta os farmacêuticos a se reportarem à Vigilância Sanitária local. Cabe informar ainda que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária disponibiliza o serviço ANVISA ATENDE, uma central gratuita de atendimento para esclarecimento de dúvidas ou obtenção de informações, através do telefone 0800-6429782.
Fontes: Assessoria de Comunicação do CRF-SP, Site da Anvisa e Informativo da Rede Bluefarma
Right away I am going to do my breakfast, later than having my breakfast coming
again to read additional news.
Why users till use to read news papers when in this technological
world the whole thing is presenmted on web?
Thank you a bunch for sharing this with all people yyou actually understand what youu are speaking about!
Bookmarked. Please also talk over with my websitye =).
We could have a link trade contract between us
I go to see everyday a few sites and websites to read articles or reviews, however
this website provides quality based writing.
Hey very cool web site!! Man .. Excellent .. Amazing ..
I’ll bookmark your website and take thee feeds additionally?
I am satisfied to search outt so many useful information here in the post, we need develop more techniques in this regard, thank
yoou forr sharing. . . . . .
I am sure this piece of writing hass touched all the internet viewers, its really really nife article on building uup new website.
Hello, after reading this awesome podt i am as well glad to
share my familiarity here with mates.
Greate post. Keep writing such kiind of information on your site.
Im really impresserd by it.
Hello there, Youu have performed a great job. I’ll certainly digg it and for
myy part recommend tto my friends. I am confident they’ll bbe benefited from this site.