03 de julho de 2019

Aché é eleita a empresa farmacêutica mais inovadora do Brasil

O Aché Laboratórios Farmacêuticos conquistou o primeiro lugar na categoria “Farmacêutica e Ciências da Vida” do prêmio Valor Inovação, promovido pelo jornal Valor Econômico em parceria com a consultoria Strategy&, da PwC. O evento de premiação foi realizado ontem (2/7), em São Paulo.

Com o intuito de reconhecer as organizações privadas que mais fomentam a inovação, o ranking utiliza os seguintes critérios: (i) percentual da receita direcionada para a criação de novos produtos; (ii) número de lançamentos; (iii) estruturas e processos dedicados a P&D, bem como sua maturidade; (iv) implantação de uma cultura corporativa voltada para inovação; (v) e novos modelos de colaboração, como as que o Aché vem estabelecendo ao longo dos últimos anos. Entre estes, destacam-se o laboratório de Nanotecnologia “NILE” em parceria com a farmacêutica suíça Ferring, a parceria em oncologia com o Consórcio de Inovação Aberta SGC (Structural Genomics Consortium) e o AC Camargo Cancer Center e a parceria para bioprospecção de moléculas bioativas na Biodiversidade Brasileira com o CNPEM e a Phytobios.

De acordo com Stephani Saverio, diretor de Inovação e Novos Negócios, para alcançar uma posição de destaque no mercado, o Aché vem ampliando seus investimentos em inovação ao longo dos anos, tanto em infraestrutura, estrutura organizacional e cultura, quanto em processos e tecnologias. “Investimos, anualmente, cerca de 10% do nosso EBTIDA em inovação. Apenas no primeiro semestre desse ano, lançamos 17 produtos em diferentes áreas terapêuticas. Além disso, temos 153 projetos em nosso pipeline, com previsão de execução até 2023. Vale destacar aqui alguns produtos, frutos de inovação incremental, que serão lançados nos próximos meses e 4 projetos de inovação radical em fase clínica, alguns em estágio de desenvolvimento global. Ou seja, estamos avançando com novas combinações, aplicação de tecnologias a moléculas existentes e até moléculas exclusivas e
totalmente inovadoras”, destaca.

Plataforma Bioprospera®

Bioprospera®, uma das principais Plataformas de Inovação do Aché, tem como objetivo a descoberta e o desenvolvimento de medicamentos inovadores a partir de fontes naturais, em especial da biodiversidade brasileira, que é a maior e mais diversa do mundo. A plataforma é baseada em duas abordagens para descobrir moléculas e extratos naturais ativos: (i) Etnofarmacologia e (ii) Bioprospecção. Utilizando rigor científico, a primeira desvenda os efeitos farmacológicos e toxicológicos descritos para plantas medicinais através  da aplicação de técnicas bioanalíticas sistemáticas. Já a segunda, bioprospecção, começa com expedições e coletas de amostras de diferentes biomas. Aspectos como conformidade regulatória, rastreabilidade, processamento, reprodutibilidade e controle de qualidade são muito importantes, mas os recentes avanços na instrumentação analítica, juntamente com a crescente sofisticação de bioensaios, foram o principal fator para o renascimento dessa abordagem.

A plataforma já entregou um case de sucesso baseado em Etnofarmacologia. Lançado em 2004, Acheflan®, um medicamento anti-inflamatório tópico contendo o óleo essencial de Cordia verbenacea, foi o primeiro produto farmacêutico inovador 100% brasileiro, totalmente desenvolvido no Brasil. Acheflan®, líder de mercado em sua categoria, é exportado atualmente para 13 países. Com base no legado deste produto, a plataforma Bioprospera® produziu o que pode vir a ser outro case de sucesso, também na frente Etnofarmacologia: uma terapia experimental oral, contendo um extrato vegetal inovador, para tratamento do vitiligo, que acaba de ser aprovado para iniciar estudos clínicos em humanos na Europa.

Este é um exemplo perfeito de como informações secundárias de conhecimento sociocultural sobre plantas medicinais podem ser transformadas em um candidato clínico inovador, patenteado em nível global, que tem o potencial de impactar positivamente a vida de milhões de pacientes. Novamente, um desenvolvimento como este é fruto de técnicas analíticas avançadas e estudos farmacológicos que possibilitam identificar compostos bioativos em fontes naturais e assim desenvolver produtos que maximizem suas propriedades medicinais. “Este projeto resume muito bem como a maior biodiversidade do mundo pode posicionar o Brasil como um player global de P&D de novos medicamentos.

Além dos recursos naturais, o ecossistema do país conta com know-how científico e legislação avançada, e com o Aché, um laboratório farmacêutico brasileiro que vem assumindo um forte compromisso com a inovação ao longo dos anos”, conclui Saverio.

Sobre o Aché Laboratórios Farmacêuticos

Aché é uma empresa 100% brasileira, com 52 anos de atuação no mercado farmacêutico, e tem como propósito levar mais vida às pessoas onde quer que elas estejam. Emprega 4.700 colaboradores e possui uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do setor farmacêutico no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais da saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio com 358 marcas em 871 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição), além de atuar nos segmentos de dermocosméticos, nutracêuticos, probióticos e biológicos. Ao todo, são 145 classes terapêuticas e 25 especialidades médicas atendidas.

Os produtos do Aché são desenvolvidos para registro nos mercados mais regulamentados do mundo e estão
presentes em mais de 26 países das Américas, África, Ásia e Europa.

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