Abradilan lança Programa de Compliance

O Programa de Compliance Abradilan tem o objetivo de zelar pela conformidade em todas as atividades realizadas pela entidade e por suas partes interessadas, o que reforça que a Associação é ética e mantém em sua cultura o cumprimento da legislação .

Hoje em dia, o mercado demanda que as empresas e entidades não só cumpram as normas legais e regulamentares, mas também incentivem suas partes interessadas a fazê-lo, por isso, a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) decidiu implementar o Programa de Compliance Abradilan, envolvendo todos os seus associados, sócios-colaboradores, fornecedores e funcionários.

A entidade entende o Compliance como a diretriz necessária para o cumprimento da legislação em suas atividades, além do tratamento das inconformidades que possam surgir. O Programa tem o objetivo de zelar pela conformidade em todas as atividades realizadas pela Abradilan e por suas partes interessadas, o que reforça que a Associação é ética, que mantém em sua cultura o cumprimento da legislação e que também incentiva e exige que todos ao seu redor a cumpram, inserindo também as atividades da Abradilan nas definições de boas práticas.

O Programa de Compliance Abradilan começou a ser idealizado no início de 2020, quando as discussões sobre o Planejamento Estratégico demonstraram esta necessidade. Foi contratada a assessoria jurídica do escritório CTP Advogados, que é especializada na área de Compliance, para a definição das diretrizes e elaboração dos textos das políticas, pois muitas já existiam e precisavam ser adaptadas.

Até o momento, foram definidas todas as políticas de Compliance que serão trabalhadas. Também foram criadas diretrizes para um canal de reclamações, que servirá para reporte de violações das políticas; e um código de conduta, onde há a previsão da criação de um Comitê de Ética formado pelos associados.

Os deveres e obrigações da Abradilan e de suas partes interessadas ficam estabelecidos através das políticas anticorrupção, de privacidade, conformidade concorrencial e do código de conduta, que colocam a Abradilan em conformidade com a legislação vigente e possibilitam que a associação se torne um ambiente de negócios ético, que protege seus dados e que preza pela livre concorrência.

O Programa foi lançado oficialmente na assembleia de março deste ano e sua aprovação está prevista para a próxima assembleia, que será em junho.

Diretrizes do Programa de Compliance Abradilan

O Programa de Compliance Abradilan possui políticas dentro de várias áreas de atuação, como:

• Proteção de dados corporativos e segurança da informação;
• Política de privacidade, anticorrupção e conformidade concorrencial.

É importante ressaltar que cada política possui diretrizes que estão de acordo com o estatuto e com a carta de princípios da Abradilan, suas necessidades e as de seus associados.

Fonte: Abradilan