A Hora do Mercado – importantes estratégias de Autosserviço e parceria com a L´oreal

A última edição da Hora do Mercado com Edison Tamascia, que aconteceu no dia 30 de junho, trouxe importantes conteúdos sobre o tratamento da área de autosserviço nas farmácias, além de contar com a participação de representantes da L´oreal que apresentaram projetos e estratégias que elaboraram para o setor farma e área de prescrição. 

 O evento teve início com a tradicional apresentação dos resultados do mercado, feita pelo presidente da Febrafar, que apresentou também novas propostas de troca de experiências, com a reforma do escritório e com o acréscimo de mais um andar. 

“Hoje contamos com um estúdio muito bem preparado, que poderá ser utilizado por todos os parceiros que desejam fazer lives, gravação de trilhas de capacitação, podcast, entre outros. A ideia é incentivar eventos que levem informação para o mercado”, avaliou Tamascia. 

Quanto a performance do mercado, em uma análise do mês de abril se observou o crescimento continuou no mesmo ritmo dos últimos meses. Contudo, os dados apontam que existem muitas oportunidades, entre elas no amplo mercado dermo. 

“O faturamento do mercado farmacêutico de mais de 158 milhões de reais, com mais de 11 mil novos PDVs, nos mostra que o mercado cresce, mas com muitos desafios. Temos que ser cada dia mais protagonistas e competitivos. Apesar do mercado farmacêutico ter nos remédios o seu maior consumo, é importante um novo olhar para os outros segmentos que fazem parte deste universo, e que podem alavancar o faturamento das lojas se bem trabalhados”, analisou Edison Tamascia. 

O mercado é de rápida transformação e é por isso que a Febrafar existe, para ajudar as redes e associados a saberem como lidar com esse mercado cada vez mais competitivo e gigante em possibilidades. 

“A diretora comercial da Febrafar Karen Corridoni, tem olhado de forma mais estruturada para esse nicho de dermocosméticos, e as gerentes Sara Amaral e Renata Matias somam muito nesse esforço de capacitar as redes e os associados”, afirma Edison Tamascia.   

Autosserviço em debate 

O presidente da Febrafar aproveitou a ocasião para bate um papo com a participação das gerentes Sara Amaral (Trade) e Renata Matias (Contas), que falaram sobre como potencializar a área de autosserviços dentro das áreas de exposição no salão das farmácias. 

“O mercado é ainda muito aberto, onde deve ser explorado todo salão das lojas, utilizando das as ferramentas de estratégia de pontos extras e ponto de visão. Lembrando que o autosserviço é de suma importância, além de ser relevante implementar o mapa na composição das lojas”, analisou Sara Amaral. 

Em relação aos não medicamentos, Renata Matias explicou a importância do público sênior e o quanto a busca por vitalidade vem crescendo, tendo um auto índice de penetração. Ela também lembrou que esse público valoriza o bom atendimento e tem grande potencial de fidelidade. 

“Uma semana por mês temos a abertura de boas ofertas de compras para as lojas, nos itens de não medicamentos, com campanhas como Dia das Mães, Namorados, Pais, dentre outras. Já notamos uma procura muito grande pelas indústrias que querem oferecer seus produtos, como também pelas nossas redes e associados para participar das compras, nessa semana os preços são realmente competitivos e valem muito a pena”., afirmou Renata Matias. 

Momento do Parceiro 

O quadro Momento do Parceiro contou com a presença da gigante L´oreal, representada por Claudio Camillis, diretor comercial, e Rodrigo Ribeiro, VP comercial. Durante a conversa eles contaram um pouco sobre o trabalho na  L´oreal , todos os segmentos estão divididos em nichos de mercado, que une marcas consagradas pelo público, tais como Kerastase, Lancome, Yves Saint Laurent, Maybelline, Colorama, entre outras 

“A L´oreal está dividida em Linha Luxo (que é a maior), Grande Público e a DCA (focada em dermocosméticos). A Linha Luxo é destinada somente a lugares exclusivos e aos produtos destinados aos profissionais de salão de beleza. Ao grande público entra na linha de maquiagem, sendo distribuída em todos os canais de venda, e a linha DCA é a linha destinada ao canal Farma”, explicou Rodrigo Ribeiro. 

Camillis apresentou uma das estratégias de introdução ou posicionamento da linha de dermocosmético nas lojas, apontando que o local ideal para ficarem a mostra é ao lado do balcão de atendimento, e como a visão das farmácias mudou ao longo dos anos, passando de local de doença para local de saúde, beleza, vitalidade. 

As quatro marcas chefes de produtos de prescrição da L´oreal na área de DCA é a La Roche, sendo a mais prescrita por dermatologistas, Vichy, destinada a saúde e beleza, Skin céticos, indicada para tratamentos específicos por dermatologistas, e a mais recente a Serave, líder de prescrição nos Estados Unidos e que cresce a cada ano no Brasil. 

Camillis concluiu que o trabalho que a L´oreal faz com a linha DCA junto à área medica é muito intensa, o que leva ao aumento de vendas dos produtos dermos. O evento completo pode ser visto no canal do youtube: https://www.youtube.com/watch?time_continue=4963&v=R0yT9S2gq70&feature=emb_logo.