Varejo Farmacêutico
As farmácias e drogarias são o principal canal de dispensação de remédios para a população brasileira. Nos próximos anos, o Brasil deve continuar a vivenciar o crescimento intenso no mercado de consumo de medicamentos, acompanhando o cenário mundial
De acordo com a IQVIA, que audita o mercado farmacêutico global, no Brasil, existem mais de 83 mil farmácias e drogarias. A expansão das redes de farmácias e drogarias ocorreu na década de 80, a partir da informatização dos estoques dos pontos-de-venda (PDV’s) e da diminuição no número médio de funcionários por loja.
Redes Associativistas
O associativismo já é uma realidade com resultados impressionantes. Em faturamento, a Febrafar já representa mais de 14,0% do mercado (base: 2020). Atreladas a uma bandeira, as farmácias associativistas vêm se estruturando e se organizando desde 1994, quando começaram a enfrentar com profissionalismo e poder de barganha os desafios de um mercado regulado e em constante transformação.
Ano após ano, as lojas vêm, por meio de ações estratégicas, aprimorando sua atuação e fortalecendo a sua marca em sua área de influência. Ao aliar-se ao associativismo, as redes conseguem otimizar a gestão, reduzir custos e competir de forma profissionalizada.
Além da diversificação no número de produtos comercializados e da ampla oferta de serviços, as farmácias associativistas vêm passando por um constante processo de modernização, em diversos setores do estabelecimento
Competitividade
Entre as alternativas encontradas pelo pequeno varejo, destacam-se:
- Fomento a uma política de melhoria nos preços;
- Otimização na qualidade de atendimento;
- Promoção de serviços adicionais;
- Diversificação do mix de produtos;
- Utilização de eficientes ferramentas estratégicas.
Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias.
Conheça os materiais publicados pela FEBRAFAR, contendo as práticas mais bem sucedidas.
O associativismo é uma metodologia aplicável em empresas de qualquer segmento econômico.
Acompanhe a agenda de eventos da Federação ao longo do ano.
Confira algumas leis, decretos, e resoluções do mercado farmacêutico.
Uma ideia que mudou a dinâmica do varejo farmacêutico brasileiro.