09 de abril de 2018

10 anos da UAI Farma – segredos de sucesso escondidos atrás das montanhas

Contar a história de sucesso uma rede de drogarias demanda muito trabalho, indo muito além de apenas pegar o seu histórico desde o lançamento, destacar um pouco do momento atual e em seguida ouvir os envolvidos desde a fundação até hoje.

Conheça todas as redes da Febrafar

Para contar um pouco da história de uma rede como a Uai Farma, que além da “mineiridade”, tem em seu DNA o comprometimento e a grandeza dos sonhos, é preciso mais, precisando descobrir se é verdade a história que diz que “ser mineiro é dizer Uai!” e também descobrir que o sucesso dessa rede passa por preocupação com a boa gestão, investimentos e resultados.

Na cidade de Três Pontas está sede administrativa da Uai Farma, com um prédio muito moderno e impressionante, com espaço integrado, sem divisões, que reúne toda a gestão de atendimento ao associado, inteligência de mercado, os anjos, departamento comercial, sala de treinamento, gestão financeira, gestão de marketing e expansão.

Lá se observa um dos principais pilares da Uai: a união. O time de gestão trabalha completamente unido, física e cooperativamente, para oferecer aos associados toda a atenção que eles necessitam.

Presidente Gilberto Rabelo

Presidente Gilberto Rabelo

Desde a sua fundação em 2008 até hoje, a Uai possui o mesmo presidente: Gilberto Rabelo, que tem 45 anos, é advogado por formação e farmacêutico de corpo e alma. Apesar do tempo a frente da Rede, ele não ocupa por imposição, mas por ser um ótimo ouvinte e um apoiador. Ele, ao lado dos outros 33 associados fundadores, não tinha ideia do porte que a pequena Rede que sonharam alcançaria no futuro.

Profissionalismo como diferencial

Gilberto destaca o profissionalismo da Uai Farma como um dos principais pontos pela guinada nos resultados. “Desde que implantamos este modelo de gestão, a rede literalmente decolou. O mercado farmacêutico não é para amadores”.

É nesse ponto que entra o conhecimento e o equilíbrio do gestor e associado Douglas Marques. Sua serenidade e sabedoria impressionam e assim ele conduz a rede desde 2014 e de lá pra cá implementou junto ao time de gestão diversas mudanças, entre elas a gestão compartilhada, aprendida por meio do programa de gestão Febrafar.

Douglas tem na Febrafar um divisor de águas. “Por muito tempo guiávamos a rede com uma visão limitada, sem uma Direção Estratégica definida. A rede crescia, mas com a percepção que poderíamos ter crescido mais. E a Febrafar nos auxiliou e deu todo o apoio no processo de desenvolvimento e melhorias na prestação de serviço”.

O conhecimento passou a ser também um dos pilares da rede, que se preocupa em ser responsável por compartilhar conhecimento, trocar ideias sobre as melhores práticas e contribuir com o desenvolvimento e capacitação dos associados e colaboradores.

“Quando olhamos para trás, vemos certamente muita luta e muita dedicação por parte de todos da rede. Vemos confiança dos associados, que gradativamente passavam a indicar a rede para novas drogarias. Vemos transparência da diretoria, que compartilhava cada nova conquista com todos os seus associados. Vemos também respeito, para oferecer preços justos aos clientes e um atendimento como eles merecem”, explica Gilberto Rabelo.

Porém, por mais que a rede acredite que é importante olhar para trás, resgatar as histórias e os desafios enfrentados, ela também acredita que é fundamental olhar para o futuro e projetar todo o sucesso esperado para os próximos anos.

“Estamos vivendo um momento único em nossa história, talvez um momento que será fundamental para os próximos 20 anos. Estamos investindo de forma certa e precisa. Acreditamos em dois pilares: tecnologia para aproximar e otimizar os processos, capacitação para atender melhor e com mais qualidade”, completa o gestor Douglas Marques.

Superando a crise

Na crise é quase natural pensar em retração, cortar custos, renegociar prazos, evitar investimentos que envolvem riscos. Mas, para a Uai Farma é neste ponto que existe um abismo entre passar com segurança pela crise (como ocorreu) ou passar acreditando estar em segurança por ela.

Sobre o tema, o presidente Gilberto Rabelo destaca: “crises vem e vão, o mercado é instável e nós sabemos disso. O que fazemos é nos unir e não parar de investir, dessa forma conseguimos continuar crescendo mesmo em momentos de recessão”

A Uai Farma, mesmo jovem, com apenas 10 anos, está muito madura e não para de evoluir. A gestão profissional a frente da rede é de fato um ponto fundamental para este sucesso. Mas existem muitos outros que podem ser vistos acima, mostrando que em Três Pontas com a certeza se tem um dos principais modelos de gestão de farmácias do país. Se você quiser conhecer mais sobre a rede é só acessar www.uaifarma.com.br.

Compartilhar via: