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São Paulo, 21 de setembro de 2014
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Entrevistas

PGV

                                   

Criado a partir de um conceito acadêmico, o PGV - Painel de Gestão do Varejo - é uma importante ferramenta para auxiliar proprietários, administradores e financeiros a gerenciarem de maneira mais eficaz a farmácia. O Painel possibilita a todos os profissionais adquirir conhecimento, revisar conceitos e assumir uma nova postura perante os negócios.

                                                  
                                            
ENTREVISTA
                    
                                            André Roberto Oiveira Costa



01) O que é PGV?

R: O Painel de Gestão do Varejo (PGV) é uma ferramenta que fornece informações sobre as vendas e despesas efetuadas, sobre os indicadores de eficiência do sistema operacional e financeiro e, inclusive, sobre o estoque da farmácia com um nível de detalhamento que possibilita ao farmacista ter uma visão mais estratégica do seu  negócio.

02) O PGV foi criado para atender a qual necessidade de mercado?
R: O PGV surgiu de um conceito acadêmico e foi adaptado pela empresa Pharma Link, sob auxílio da Febrafar, para ajudar proprietários, administradores e profissionais financeiros a gerenciarem de maneira mais eficaz o estabelecimento farmacêutico.

03) Quais são os benefícios oferecidos pelo PGV às lojas participantes?
R: O PGV possibilita que os profissionais de farmácia "enxerguem" se suas vendas, custos e despesas (lucro líquido) estão fora da média de seu grupo na Rede, identifiquem a curva ABC do estoque por rentabilidade e os produtos que não tiveram venda no mês analisado - o que lhes permitirá assumir nova postura gerencial para que tenham uma correta tomada de decisão.

04) A Febrafar disponibilizará consultores para aplicar o treinamento nas redes. Qual a carga horária de cada treinamento?
R: O consultor é responsável pela apresentação dos encontros mensais e pela análise dos relatórios junto aos proprietários participantes. Cada reunião terá a duração de cerca de 4 horas.

05) Qual o período de duração do treinamento?
R: O treinamento é realizado em 8 ou 9 meses, sendo que os dois ou três primeiros encontros são denominados “Pré-PGV” - fase inicial necessária para a exposição de toda a estrutura das aulas, orientação (passo-a-passo) quanto ao preenchimento correto das informações comerciais e financeiras no sistema da Pharma Link e para o esclarecimento de dúvidas que se fizerem necessárias.

06) As análises são feitas por meio de relatórios. Como funciona essa mecânica?
R: Até, no máximo, o dia 10 de cada mês, o proprietário ou responsável da loja enviará informações (indicadores financeiros e relatórios de estoque) para o sistema da Pharma Link. Esta, por sua vez, processará os dados até o dia 15 de cada mês. Em seguida, o Gerente do PGV na Febrafar, André Roberto Oliveira Costa, analisará os dados consolidados do grupo e, com isso, verificará se são (ou não) consistentes. A partir dessa análise, o executivo levará as informações obtidas ao conhecimento dos consultores. Estes, por sua vez, deverá apresentá-los e avaliá-los conjuntamente com os participantes durante os encontros mensais.

07) De que forma as redes integradas à Febrafar podem participar do PGV?
R: Durante a apresentação que os executivos da Febrafar (o diretor José Abud Neto ou o presidente Edison Tamascia) fizerem sobre o PGV nas redes associadas, as interessadas em disponibilizá-lo às suas lojas deverão assinar um Contrato e um Termo de Adesão que serão encaminhados pelo Gerente do Produto na Febrafar, Sr. André Roberto O. Costa. Se preferirem, as redes também podem solicitar o agendamento de uma reunião para apresentação do PGV aos seus afiliados, entrando em contato com a Febrafar pelo (11) 3285-3494.

08) Atualmente, quais redes associadas à Febrafar aplicam o PGV em suas lojas?
R: Até o momento, já iniciamos o treinamento do PGV nas redes Biodrogas (Bauru - SP), Droga Rede (Poços de Caldas - MG), Drogaria Total (Ribeirão Preto - SP), Farmafort (Sorocaba - SP), Hiperfarma (Curitiba - PR), NetFarma (Descalvado - SP), Multidrogas (S.J. Rio Preto - SP) e Farmáxima (Campinas - SP).

09) Após o treinamento, o participante terá conhecimentos suficientes para gerenciar quais áreas de sua loja?
R: Levando-se em consideração que o participante teve um aproveitamento de 100% (em assiduidade e  absorção dos conceitos apresentados) dos encontros mensais realizados, podemos afirmar que ele terá a capacidade de gerenciar a estratégia de sua farmácia, o fluxo de caixa e o estoque de forma analítica e eficiente.

10) Ao término do treinamento, há a necessidade do participante fazer outros módulos ou cursos para gerenciar outras áreas da loja?
R: Sim, ele deverá fazer outros treinamentos para que os conceitos fornecidos pelo PGV não se percam no dia-a-dia. A reciclagem é fundamental para os administradores modernos.

11) Qual o papel da Febrafar durante o período de implantação do PGV?
R: A disponibilização mensal de um consultor e suporte integral tanto nos processos operacionais quanto na  resolução de dúvidas (envio dos arquivos txt, preenchimento dos dados no sistema da Pharma Link etc). Mas, para a Febrafar, além da customização do PGV, tornando-o uma ferramenta acessível para os proprietários de farmácias, o objetivo principal é possibilitar que as lojas participantes tornem-se, através de uma gestão profissionalizada, cada vez mais competitivas no mercado.

12) E qual é o papel da Pharma Link?
R: Durante o treinamento, a Pharma Link irá gerar as informações e promoverá a manutenção do sistema que será utilizado para a captação dos dados. 

Ao final da entrevista, o Gerente de Produto da Febrafar reiterou que o PGV é uma ferramenta muito importante para o ponto-de-venda, mas para que os participantes o utilizem de maneira eficiente, é essencial o empenho para assimilar todos os conceitos e ensinamentos apresentados pelo consultores durante as oito reuniões do treinamento.

Conheça os seis fatores que, segundo o  executivo, são  extremamente  fundamentais para o sucesso do PGV:

- Assiduidade nas reuniões mensais
- Compromisso com o fornecimento dos dados
- Consistência nas informações
- Aplicação dos conceitos
- Aferição dos resultados
- Um responsável pelo PGV na Rede 

Observação1: O profissional responsável pelo PGV na Rede terá a incumbência de interligar as farmácias participantes à Febrafar, orientar os participantes do PGV e agilizar a resolução de problemas.

Observação2: Sem a execução dos 6(seis) fatores acima apontados é impossível chegar ao objetivo proposto pelo PGV. Portanto, o comprometimento do farmacista é imprescindível.


SERVIÇO
PGV - Painel de Gestão do Varejo

Público-alvo: Profissionais das lojas associadas às redes integradas à Febrafar
Duração: 8 ou 9 meses
Informações: (11) 3285-3494 - Febrafar
Responsável: André Roberto O. Costa
Email: andre@febrafar.com.br



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